{ads}

Bactéria Pan-Resistente presente no HGE de Alagoas

Leia outros artigos :

Medidas de Precaução de contato 


Enquanto a Vigilância Sanitária de Alagoas passeia garbosamente nos meios televisivos a mostrar a importância da nova  resolução RDC 44/10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece um novo regulamento para o receituário e venda de antibióticos ,as bactérias multirresistentes fazem seu show desfilando a "olhos vistos " no Hospital Geral de Alagoas . 


As técnicas sugeridas de precauções e utilizadas no restante do país  com a finalidade de evitar a disseminação das bactérias, na maioria  das vezes possuem uma outra apresentação no HGE-AL.

No site do Coren do RS encontramos várias orientações sobre o controle da disseminação do acinetobacter.Vejamos  então o que se preconiza atualmente em relação a acomodação dos pacientes infectados/colonizados  pela bactéria :






ALOCAÇÃO DE PACIENTES COLONIZADOS/INFECTADOS:


- Quarto individual, com banheiro;
- Quando não for possível obter quartos individuais, pode-se fazer coorte de pacientes, ou seja agrupar em uma mesma enfermaria com banheiro;
- Manusear a roupa de cama e do paciente de maneira a evitar disseminação de microrganismos, não devem ser sacudidas ou depositadas sobre equipamentos ou em contato com o piso. Acondicionar a roupa em hamper e quando presença de secreções em saco plástico;
- Desinfectar as superfícies ao redor do paciente com álcool 70% ao final de cada turno;
- Restringir as visitas.




Agora vejamos  o ambiente  presente no  HGE de Alagoas, onde o paciente acometido pela Acinetobacter Baumannii  encontra-se somente separado dos demais por uma cortina e os profissionais que ali trabalham sofrem com a falta das condições mínimas que assegurem  a segurança biológica adequada  em seu dia a dia.

O paciente  acometido encontra-se  no  leito 1 ,e na cultura obtida da secreção traqueal a Bactéria   é a  Acinetobacter Baumanni  pan-resistente,ou seja : Resistente a todos os antimicrobianos testados(de acordo com as recomendações do CLSI) Anvisa

Ainda  em sua hemocultura (cultura do sangue) há mais uma bactéria , o Staphylococcus Sp coagulase- negativa resistente ao antibiótico oxacilina, conforme exames no prontuário.

Foi sugerido então pela CCIH(Comissão de controle de Infecção Hospitalar ), o isolamento de contato para o mesmo,além do uso de Vancomicina e Polimixina B. Observem na foto as acomodações atuais:
Paciente com acinetobacter baumanni pan-resistente ,e bem próximo ao seu leito ,existe a presença de outros pacientes sem a infecção que ele é portador!






Não seria então  interessante uma visita oficial e realmente de surpresa ( Sem aviso prévio, sem ser de "cortesia" e nem que voltasse da porta do hospital  para retornar em 24 horas após o " preparo do ambiente hospitalar") da Vigilância Sanitária as dependências do HGE de Alagoas ?


Atualização as 16:00 h
Infelizmente o paciente faleceu no dia de hoje !




Links interessantes


 Isolamento de contato, o que é ?


 Bactérias Multirresistentes: Como eu controlo? 

Orientações sobre o controle da disseminação do acinetobacter


Manual de Controle da Disseminação do Acinectobacter sp - Governo


INVESTIGAÇÃO E CONTROLE DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES


Entenda os testes de sensibilidade antimicrobiana do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI)/NCCLS


Poderá gostar de :

UTI é fechada no RS após confirmação de bactéria acinetobacter

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.