terça-feira, 12 de julho de 2011

O GÊNERO ENTEROBACTER NAS INFECÇÕES HOSPITALARES

Enterobacter

O gênero Enterobacter, antes classificados como Aerobacter, está constituido pelas espécies: Enterobacter
aerogenes, Enterobacter cloace, Enterobacter agglomemns, Enterobacter gergoviae, Enterobacter sakazakii (anteriormente denominadas Enterobacter cloacae de pigmento amarelo) e por várias espécies que estão associadas com doença humana?

Estes microrganismos, até a década de 60 (século XX), eram agrupados na classificação de Klebsiella Aerobacrer. Em recente edição do Manual de Microbiologia Clinica (EUA), foram listados 14 espécies ou biogrupos de Enterobacter?

Os microrganismos Enterobacter são móveis e tendem a ter menos cápsula. Eles colonizam superfícies de mucosas de mamíferos, tais como: ser humano, eqüinos e suínos. Estão presentes na flora humana, particularmente de pacientes intemados em hospitais. Podem colonizar a pele, o trato respiratório, o trato urinário, o trato gastrointestinal e o trato biliar. Eventualmente causam enfermidades invasivas, com letalidade variando de 24% a 69%. São resistentes a diversos antibióticos incluindo as cefalosporinas de últimas gerações?

2. Participação nas Infecções Hospitalares 


A resistência destes microrganismos do gênero Enterobacter, a múltiplos antibióticos, explica a sua emergência entre as infecções hospitalares. São resistentes as cefalosporinas de primeira geração e desenvolvem facilmente resistência antibiótica contra cefalosporinas de segunda e terceira geração, devido a uma betalactamase induzida por estes?

Devido ao possível desenvolvimento de resistência primária  Veja o artigo

Nenhum comentário :

Marcadores