{ads}

CFM intensificará vistorias : " O Conselho não vai deixar vulnerável o trabalho médico e é por isso que estamos construindo instrumentos nossos " (Emmanuel Fortes )

Leia outros artigos :

Qualidade: com a intensificação de seu papel fiscalizador, os conselhos
querem contribuir para evitar o sucateamento da rede de assistência

O Conselho Federal de Medicina (CFM) dará apoio aos conselhos regionais para executarem ações de fiscalização da atividade médica em todo o país. O objetivo é intensificar e capilarizar as vistorias em hospitais,consultórios,clínicas, postos de atendimento e demais estabelecimentos que prestam serviços médico-assistenciais. Serão observados se equipamentos, infraestrutura, estrutura gerencial e demais itens estão em níveis que garantam a segurança do trabalho.

Durante o I Fórum dos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos de Medicina, promovido em 28 de abril, em Brasília, o 3º vicepresidente do CFM, Emmanuel Fortes Cavalcanti, enalteceu que é outorga da entidade a fiscalização. “Temos que ter a iniciativa e atuar na vanguarda para defender a medicina. O Conselho não vai deixar vulnerável o trabalho médico e é por isso que estamos construindo instrumentos nossos”, salientou.

Com a presença de representantes dos conselhos regionais de todo  o Brasil, foi discutida uma minuta de resolução que determina que “os conselhos regionais de medicina criem departamento de fiscalização da profissão e de serviços médico-assistenciais”.

Além da normativa, o CFM estuda investir em uma melhor estrutura operacional. O Departamento de Informática e Tecnologia do CFM apresentou um conjunto de ferramentas para auxiliar o trabalho. Minicomputadores, máquinas fotográficas e trenas digitais seriam algumas das ferramentas oferecidas à equipe para dinamizar as fiscalizações.

O 2º tesoureiro do CFM, Frederico Henrique de Melo, lembrou que uma das funções dos conselhos previstas na legislação é a fiscalização  do trabalho, não apenas do médico cidadão (pessoa física), mas também de estabelecimentos (pessoa jurídica).

“Os departamentos de fiscalização executam esse trabalho não só para diminuir as incorreções, as distorções, mas para trabalhar por uma medicina melhor, com um nível compatível com as exigências”, salientou.

Fonte: Portal Médico

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.