{ads}

Coluna Sinmed : ENTENDIMENTO EM PENEDO ; PSF: PROBLEMA NACIONAL e QUINTA ACADÊMICA

Leia outros artigos :


ENTENDIMENTO EM PENEDO

Profissionais de nível superior do PSF de Penedo chegaram a um entendimento com o prefeito Israel Saldanha. Depois de esclarecer sobre as dificuldades financeiras que o município está atravessando, o prefeito propôs a reincorporação, parcelada em duas vezes, a partir de junho, dos 30% que foram cortados da gratificação que compõe os salários dos servidores.
Médicos, enfermeiros e dentistas ficaram de discutir a proposta em assembleia marcada para a última sexta-feira. Até o fechamento da coluna não havia saído uma decisão, mas a tendência era de acatamento da proposta e encerramento da greve deflagrada na segunda-feira (10).

O prefeito reconheceu a importância do PSF para as comunidades assistidas, e apesar de o Sinmed ter ido até Penedo para apoiar o movimento e dialogar com o gestor em nome dos grevistas, Saldanha terminou se entendendo diretamente com uma comissão formada por médicos, dentistas e enfermeiras.

Para o Sindicato, a vitória conquistada em Penedo foi importante e mostrou a força de luta dos profissionais de nível superior do PSF. “Estão todos de parabéns. Foi importante a união dos médicos, enfermeiros e dentistas, em defesa não apenas de seus salários, mas do importante trabalho que desenvolvem junto às comunidades”, afirmou o presidente do Sinmed, Wellington Galvão.

Os servidores ainda vão negociar com o prefeito o pagamento retroativo dos valores descontados nos meses de abril e maio, já que a primeira parcela da reincorporação só acontecerá no salário de junho.

PSF: PROBLEMA NACIONAL

Durante reunião da Executiva da Federação Nacional dos Médicos, quinta-feira passada, em Belo Horizonte, o presidente do Sinmed, Wellington Galvão, propôs a realização de um grande evento nacional para discutir o trabalho médico no PSF, a função e a viabilidade do programa. 

Os problemas que ocorrem no PSF em Alagoas também são identificados em outros estados: baixos salários, a falta de condições éticas de trabalho e a contratação precária dos médicos. Em meio a diversos relatos de dirigentes da FENAM sobre a situação dos médicos do PSF em todo o país, a indicação de realização de um fórum nacional foi aprovada. 

A Federação começará a trabalhar na organização do evento, e deve convidar o Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho. Será pedida uma audiência dos dirigentes da FENAM Eduardo Santana, Waldir Cardoso e Wellington Galvão com o ministro da Saúde José Gomes Temporão, nos próximos dias.
Também está prevista a realização de um ato público nacional, em Maceió, contra as novas determinações aprovadas em reunião da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Cosems e Sesau para o trabalho médico no PSF.

E o Sinmed reforça o convite aos médicos e secretários municipais de saúde para que participem, quinta-feira, 27, do I Encontro Sinmed de Médicos da Família, partir das 9 horas, no auditório do Sindicato (rua Teonilo Gama, 186 – Trapiche).



QUINTA ACADÊMICA

Os centros acadêmicos dos cursos de Medicina da Ufal e Uncisal já se mobilizam para a realização de mais uma Quinta Acadêmica. A data ainda não foi definida.

A última Quinta Acadêmica, realizada no dia 13 passado, teve a presença do professor Manoel Sobrinho (Léo) que, na parte científica do encontro, fez uma apresentação sobre Sepse.

Na parte acadêmica, houve um debate sobre reformar curricular, com participação da professora Rosana Vilela, da Faculdade de Medicina da Ufal.

Fonte :SINMED
Jornalista Responsável: Sandra Serra Sêca (Reg. MTE/AL359)
Estagiários: João Mousinho e Erika Ornelas - Contato: sinmedal@hotmail.com Acesse: www.sinmed-al.com.br

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.