{ads}

Os médicos e o PSF em Alagoas

Leia outros artigos :


I Encontro de Médicos da Família – Os médicos e o PSF em Alagoas – Dia 27/5/2010 (amanhã – quinta-feira* a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Médicos - Rua Teonilo Gama, 186 - Trapiche da Barra)

João Mousinho (joao_mousinho@hotmail.com)

O caos que ocorre na saúde pública de Alagoas é cada vez mais grave e com o Programa Saúde da Família em Alagoas (PSF) não é diferente. Baixos salários, a falta de condições éticas de trabalho e a contratação precária dos médicos, são alguns dos problemas que atingem a classe médica e a população.

Durante o encontro, um grande debate sobre as condições de trabalho dos médicos do programa em Alagoas, acontecerá, entre os temas em discussão estarão: a nova proposta da Associação dos Municípios Alagoas (AMA) para o PSF. A entidade reuniu no mês de abril os secretários de saúde dos municípios e técnicos da Sesau para determinar os resultados que devem ser cobrados do programa, mas não convidou as entidades médicas para discutir, por exemplo, questões salariais e de condições de trabalho.

O Sinmed tomou conhecimento de que as prefeituras e secretarias de saúde dos municípios vão passar a cobrar mais dos médicos. Entretanto, no que diz respeito, por exemplo, a melhoria de condições trabalho, não se pode esperar nada. O Sindicato tem ido a vários municípios negociar com prefeitos, mas ninguém quer acordo, o que não possibilita uma condição ética para o exercício da medicina.

A precarização do trabalho do médico no PSF - sem concurso público e à margem dos direitos trabalhistas básicos - terá outro tema em debate. O procurador-chefe do Trabalho em Alagoas, Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar, vai esclarecer dúvidas dos médicos e explica também como funciona a fiscalização e quais as ações da Procuradoria Regional do Trabalho para coibir as inúmeras ilegalidades cometidas pelos gestores.


Assessoria de comunicação - Sindicatos dos Médicos do Estado de Alagoas (SINMED)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.