A SMS VAI IMPLANTAR A CBHPM NO SUS EM MACEIÓ







A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió vai implantar a CBHPM para vários procedimentos das especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Urologia. A informação foi dada ao presidente do Sinmed, Wellington Galvão, pelo secretário João Marcelo Lyra, na última quarta-feira. 

Segundo o secretário, o modelo a ser implantado em Maceió, inicialmente nas especialidades citadas, visa diminuir a demanda reprimida por cirurgias eletivas e foi inspirado no projeto implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG). 

Para quem não se lembra, o projeto colocado em prática na capital mineira em 2010 foi gestado no Sindicato dos Médicos de Alagoas e adaptado pelo secretário de saúde de Belo Horizonte na época, Marcelo Gouveia Teixeira. 

O projeto, que na prática representou a implantação da CBHPM no SUS, foi concebido visando à valorização do trabalho do médico, através da remuneração justa dos procedimentos, e buscando o fim das longas filas de espera por cirurgias eletivas pelos pacientes do SUS. 

Nos próximos dias, o Sinmed vai convocar as sociedades de especialidade para repassar as informações dadas pelo secretário e discutir o assunto. João Marcelo Lyra disse que a meta é ampliar o acesso da população ao SUS e que sabe da necessidade de melhoria da remuneração dos procedimentos médicos. O secretário acrescentou, ainda, que conta com o apoio do Sindicato para colocar o projeto em prática.


FONTE:SINMED

Comentários