Convite: Missa de 7° dia do Psiquiatra Josimar Mata de Farias França

Nota de Utilidade Pública
Convite: Missa de 7° dia




Os familiares de JOSIMAR MATA DE FARIAS FRANÇA, consternados com o seu falecimento, convida os parentes, amigos e colegas para a misa de 7* dia em sufrágio de sua alma, a ser celebrada no dia 29 de Abril, as 17 h. na Igreja de São Pedro em Ponta Verde.
Antecipadamente agradecemos a todos os que se fizerem presentes
Gilvan França familiares e amigos.




Comunicado por Dr. Isaac Soares.





Josimar França


O ex-presidente da ABP na gestão 2004/2006, integrante da comissão de Título de Especialista em Psiquiatria e atual presidente da Associação Alagoana de Psiquiatria, Josimar Mata de Farias França, faleceu ontem aos 63 anos em Maceió-Alagoas.


Josimar França, alagoano de nascimento, escolheu a cidade de Brasília para trilhar seu caminho na Psiquiatria. Caminho este que seguiu com maestria. Fez a residência médica na UnB, e lá mesmo começou a carreira como professor. Foi chefe da cadeira de Psiquiatria, chefe do Departamento de Clínica Médica da UnB, e chegou a Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da própria UnB.


Foi cogitado para assumir o cargo de reitor da Universidade, mas declinou do convite pois preferiu se concentrar na vida associativa e teve seu primeiro cargo na diretoria da ABP como Secretário Geral, após ter sido por cinco vezes presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília.


O professor doutor foi grande crítico do movimento de reforma do modelo de assistência em saúde mental implantado no país, defendendo a ampliação dos dispositivos assistenciais, de modo a garantir amplo acesso da população a um sistema de saúde mental que contemplasse adequadamente níveis de complexidade variável (rede), que vão desde o atendimento ambulatorial, passando pela permanência dia, até a internação, segundo a necessidade clínica do paciente.


Josimar França também acompanhou de perto a ampliação da residência médica em psiquiatria para três anos, uma conquista de toda a medicina e principalmente da população.


Para Antônio Geraldo da Silva, o psiquiatra, será lembrado eternamente como professor e clínico respeitado, e especialmente por ser um grande amigo de todos. “Josimar foi meu professor, meu amigo e meu mentor. Foi ele que me trouxe para a vida associativa, e me contagiou com a veemência com que defendia a ABP e a psiquiatria brasileira”, conclui o atual presidente da ABP.


Josimar França faleceu exatamente no dia do aniversário de Brasília, a cidade que o acolheu, adotou como filho e lhe rendeu muitas homenagens!

Comentários