INFORME OFICIAL OMS/WHO : Infecção humana pelo vírus da influenza H7N9 na China

Em 31/março/2013 a Comissão de Saúde e Planejamento Familiar da China (China Health and Family Planning Commission) notificou à OMS/WHO 3 casos humanos de infecção pelo vírus da influenza A(H7N9). Os casos foram confirmados laboratorialmente em 29/março/2013 pelo laboratório do CDC da China. Exames laboratoriais para a detecção de influenza A(H3N2), A(H1N1)pdm09 e A(H5N1), assim como do novo coronavírus foram realizados e se mostraram negativos.

Os casos notificados são procedentes de Shanghai (2 casos) e da província de Anhui (1 caso). Todos os casos apresentaram infecção do trato respiratório com progressão para pneumonia severa e insuficiência respiratória. O início da doença variou de 19/fevereiro/2013 a 15/março/2013. Dois casos evoluíram para óbito e 1 se encontra em estado grave.

Até o momento não há evidências de vínculo epidemiológico entre os casos. O seguimento dos contatos dos casos está em andamento; não houve identificação de casos adicionais entre os 88 contatos dos casos confirmados que estão sob monitoramento. Investigações sobre a fonte de infecção e modo de transmissão estão sendo conduzidos.

O governo chinês está ativamente investigando o evento e instituiu o incremento da vigilância, o fortalecimento da estrutura laboratorial e treinamento de profissionais da saúde para detecção, notificação e tratamento de casos.

A OMS/WHO está em contato com as autoridades nacionais e está acompanhando o evento. Novas atualizações serão disponibilizadas em função de novas informações que se tornem disponíveis.
ProMED-PORT

Os dados apresentados no informe da OMS/WHO de 01/abril/2013 estão defasados em relação ao número de casos e áreas de ocorrência. Não há, até o momento, os critérios de definição de caso suspeito e fluxos de investigação e notificação estabelecidos.

Entretanto, para ter acesso ao informe técnico de 02/abril/2013 com perguntas, respostas e recomendações preliminares da OMS/WHO sobre a ocorrência da infecção pelo vírus H7N9, acesse:

- Mod. RNA]

Comentários