Unicef denunciou o recrutamento de crianças por grupos armados na República Centro Africana

Prossegue recrutamento de crianças soldados - UNICEF 

Genebra - O UNICEF denunciou hoje (sexta) em Genebra o prosseguimento do recrutamento de crianças por grupos armados na República Centro Africana (RCA) mesmo depois da tomada do poder pelos ex-rebeldes.

"O Fundo da ONU para Infância (UNICEF) tem provas manifestas da continuação do recrutamento e uso de crianças por grupos armados na República Centro Africano (RCA) ", declarou uma porta-voz do UNICEF, Marixie Mercado, sublinhando que se trata de 
uma "grave" violação das leis internacional".

Antes as novas violência, que começaram em Dezembro, o UNICEF avaliavam em 2.000, o número de meninos e meninas "associado aos grupos armados".

"Depois, houve um aumento também em termos do grau de área afectada na importância dessas práticas ", disse, acrescentando que o golpe de Estado do mês passado não trouxe melhorias.

Essas crianças são recrutadas pelas duas partes como "espiões, porteiros, mensageiros, cozinheiros, mas também a sua participação em combates", segundo o UNICEF que chamou o líder dos ex-rebeldes Seleka, Michel Djotodia á "libertar imediatamente essas crianças associadas aos grupos armados".

Desde 2007, O Unicef ajudou a libertação e a reinserção de um milhão de crianças na RCA. 
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2013/3/15/Prossegue-recrutamento-criancas-soldados-UNICEF,db0540c6-57b5-4138-985f-f7328723f2a9.html

Comentários