Alagoas : Casos de diarreia em 35 municípios com " 6 mortes " em 30 dias

"Não tenho números exatos no momento, mas foram cerca de 6 mortes por diarreia em Maceió e nos municípios do interior. Maceió está começando a ter um aumento nos casos, mas ainda não está em surto ou epidemia", afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto




DEFINIÇÂO:

Epidemia – elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado  lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada.

Surto – tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas, etc.)

FONTE:
24 maio 2011 ... Por se tratar de uma atividade de fundamental importância para o processo de decisão-ação da vigilância epidemiológica e que
alagoasreal.blogspot.com/.../guia-de-vigilancia-epidemiologica.html





COMENTÁRIO

Como assim, "não tenho números exatos de óbitos no momento"? Um surto de diarreia com início há cerca de 1 mês, com centenas de casos, e não se tem o número de óbitos associados ao evento epidemiológico?http://www.tribunahoje.com/noticia/66733/cidades/2013/06/13/surto-de-diarreia-ja-matou-seis-pessoas-em-alagoas.html


A reportagem : " Surto de diarreia já atingiu 1,3 mil pessoas em Palmeira dos Índios " http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/05/surto-de-diarreia-ja-atingiu-13-mil-pessoas-em-palmeira-dos-indios.html se remete ao mês passado (maio/2013) e até o momento, não se tem clareza (ou ainda não se divulgou) a etiologia. Há a menção de vírus e bactérias. Mas quais? Com qual freqüência?

São 6 óbitos por diarreia. Quem morreu (idade, sexo, presença comorbidades), quando morreu, onde morreu (em qual das 35 cidades)? Um detalhe: "20 municípios com epidemia, 15 em surto"; ou seja, 35 municípios envolvidos/acometidos.

A doença, aparentemente, se dissemina/disseminou a partir de Palmeira dos Índios. A partir do quê e/ou de quem, por onde?

Em 29/maio/2013, eram 1.300 casos, só em Palmeira dos Índios.

Quantos casos são agora, que já são cerca de 35 cidades acometidas?

Obitos por diarreia? Decorrentes de desidratação ou de sepse? 


Bem, crianças pequenas, idosos e portadores de comorbidades podem apresentar complicações por quadros de diarreia de etiologia viral. Norovírus? Rotavírus? 


Gastroenterites bacterianas podem levar a complicações como abdome agudo e sepse. Salmonella? Shiguella? Cepas de E. coli invasivas? Não nos esqueçamos do Cryptosporidium, frequentemente relacionado a extensos surtos comunitários diarreia.

Bem, não há menção da situação atual acerca da etiologia, mas frente à ocorrência de surto (segundo a notícia "epidemia") de diarreia, com franca expansão para vários municípios, centenas de casos, ocorrência de óbitos..., certamente, a hipótese de cólera deve ter sido excluída...

Vamos acompanhando.
FONTES:ProMED-PORT,GAZETA G1,TRIBUNA HOJE,MINISTÉRIO DA SAÚDE



As doenças infecciosas e parasitárias estão intimamente relacionadas a fatores socioeconômicos e   ambientais, estando sua ocorrência relacionada às precárias condições de vida .
(Thapar e Sanderson, 2004; Cheng et al. 2005; Caldeira et al., 2005).


PODERÁ GOSTAR DE :
2 mar. 2013 ... Faz-se uma breve revisão histórica do desenvolvimento de algumasdoenças infecciosas entre 1500 e os dias atuais, focalizando os fatos ...
alagoasreal.blogspot.com/.../a-evolucao-das-doencas-infecciosas-nos.html

Comentários