MERS-COV - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, CASO CONFIRMADO


O Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos notificou à OMS/WHO a ocorrência de 1 caso confirmado laboratorialmente de infecção pelo Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV) no país. Trata-se de um paciente masculino de 82 anos que apresentava doenças de base e se encontra em condições clínicas críticas.


Em âmbito global, no período entre setembro/2012 e 13/julho/2013, foram notificados à OMS/WHO 82 casos confirmados laboratorialmente de infecção pelo MERS-CoV, dentre os quais 45 óbitos.


Baseando-se na situação atual e informações disponíveis, a OMS/WHO reforça a todos os estados membros que mantenham seus sistemas de vigilância para infecções respiratórias severas agudas [Severe Acute Respiratory Infections - SARI; no Brasil, continua sendo adotado o termo Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG ] e monitore padrões não usuais de doença respiratória .


Profissionais da saúde devem se manter em alerta. Viajantes que retornem do Oriente Médio e que desenvolvam SARI [Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, SRAG ] devem ser investigados para MERS-CoV conforme as recomendações de vigilância vigentes.


Serviços de saúde devem manter a implementação sistemática das medidas de prevenção e controle de infecção, de forma a reduzir o risco de transmissão do vírus para outros pacientes, profissionais da saúde e visitantes.


Todos os estados membros devem notificar prontamente à OMS/WHO qualquer novo caso confirmado de infecção pelo MERS-CoV com as informações acerca de possíveis fontes de infecção e quadro clínico.


A OMS/WHO não recomenda nenhuma triagem especial nos pontos de entrada ou restrições de viagem ou restrições comerciais.


A OMS/WHO convocou um Comitê de Emergência sob a perspectiva do Regulamento Sanitário Internacional no sentido de estar preparada frente a possível mudança da situação [epidemiológica]. O Comitê de Emergência, o qual é composto por especialistas de todas as regiões da OMS/WHO, irá assessorar tecnicamente a Direção Geral da OMS/WHO de acordo com o RSI (2005). A primeira reunião do Comitê ocorreu em 09/julho/2013 [http://www.who.int/ihr/procedures/statements_20130709/en/index.html] e um novo encontro está agendado para a semana atual.


Para ter acesso ao documento técnico da OMS/WHO sobre manejo do paciente com infecção pelo MERS-CoV, acesse:


- Para ter acesso ao documento técnico da OMS/WHO sobre investigação de casos suspeitos de infecção pelo MERS-CoV, acesse:


- Para ter acesso ao documento técnico da OMS/WHO sobre a vigilância de casos de infecção pelo MERS-CoV, acesse:http://www.who.int/csr/disease/coronavirus_infections/InterimRevisedSurveillanceRecommendations_nCoVinfection_27Jun13.pdf


- Para ter acesso ao alerta e recomendações do Ministério da Saúde do Brasil sobre o MERS-CoV, acesse:http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/10718/785/secretaria-de-vigilancia-em-saude-alerta-sobre-novo-coronavirus-2013.html

ProMED-PORT

Comentários