{ads}

PADRÃO UFAL DE NORMALIZAÇÃO 2013

Leia outros artigos :

 
Normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias



APRESENTAÇÃO

Há certo tempo que redigir relatórios para registrar e divulgar os resultados de pesquisas é uma tarefa rotineira nas universidades e ponto fundamental para o avanço das ciências. A elaboração desses relatórios faz parte de um dos processos de comunicação científica e não deve ser feita de maneira aleatória ou arbitrária, sob o risco de prejudicar o entendimento e o acesso aos conhecimentos produzidos.

Por isso, a padronização da forma com os resultados das pesquisas acadêmicas é necessária para otimizar ou até mesmo permitir o processo de comunicação científica. Para tanto, diversas instituições internacionais dedicam-se à elaboração e aprimoramento de normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

No Brasil, a principal entidade para normalização de diferentes áreas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sob sua responsabilidade está o Comitê Brasileiro de Documentação e Informação, responsável pela normalização documental. No entanto, o acesso às normas é muitas vezes restrito e oneroso, o que dificulta (e em alguns casos inviabiliza) o seu uso nas universidades. Deve-se ainda considerar que, mesmo quando acessíveis, o entendimento das normas em seu conjunto pode ser difícil para aqueles que se iniciam na árdua tarefa de elaborar sua monografia.

Por isso, diversas Instituições de Ensino Superior têm tomado a iniciativa de organizar manuais de normalização acadêmica, contendo as informações necessárias para a elaboração de trabalhos acadêmicos, principalmente trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas

Técnicas (ABNT).

No âmbito da UFAL, o Curso de Biblioteconomia, o Setor de Metodologia Científica do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) e a Biblioteca Central uniram-se para compilar um guia de normalização bibliográfica, baseado nas diretrizes da ABNT, de maneira a oferecer à comunidade acadêmica um manual de fácil consulta e de reprodução livre, cumprindo assim uma importante função no desenvolvimento acadêmico e científico de nossa universidade.

Quanto à forma de uso por graduandos e pesquisadores iniciantes, sugere-se a leitura completa deste manual e, posteriormente, a consulta, sempre que for necessária.

Vale ressaltar que, mais do que memorizar as regras de normalização, é importante que o graduando saiba consultar o manual e resolver suas dúvidas quando estiver elaborando seus relatórios de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.

Obviamente, como se trata de um recorte das normas, algumas questões de normalização não serão contempladas por este manual. Nesses casos, devem ser consultadas as normas na íntegra.

Por fim, é preciso dizer que não consideramos este manual concluído. Ele será colocado à disposição da comunidade acadêmica da UFAL e esperamos receber sugestões e críticas para melhorias e adaptações para as próximas atualizações.

Acreditamos que este documento pode ser uma importante ferramenta para que a nossa universidade continue ampliando e melhorando seus trabalhos acadêmicos


Enildo Marinho Guedes
Lívia Aparecida Ferreira Lenzi
Helena Cristina Pimentel do Vale
Iuri Rocio Franco Rizzi

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.