PROTOCOLO DE VARICELA ( CATAPORA )


Assistindo a Tv Gazeta na noite de hoje e pelo que foi divulgado na reportagem , o menor que morreu em Alagoas com suspeita de H1N1( relato da superintendente de Vigilância em Saúde) , poderia  ter desenvolvido uma pneumonia com insuficiência respiratória e choque séptico como complicação da infecção por Varicela(citada em reportagem)  ,ou ainda, uma celulite bacteriana ao nível do joelho( Dor no joelho relatada pela mãe no atendimento em posto de saúde e medicado com anti-inflamatório),com posterior artrite séptica,choque séptico e insuficiência respiratória. A porta de entrada bacteriana nesse caso,poderia ter sido através das lesões pustulosas encontradas comumente na pele dos pacientes acometidos pelo vírus da Varicela.



 A infecção bacteriana secundária que ocorre nas lesões da Varicela(Catapora) pode levar a quadros de : meningite, glomerulonefrite, pneumonia, endocardite,artrite, encefalite, infecção fetal durante a gestação (com risco de mal formações congênitas; microftalmia, catarata, atrofia óptica, atrofia do SNC) .
Durante todo o processo de investigação da possível Influenza H1N1, é importante estar atento para as diversas patologias existentes que  cursam com quadro clínico-epidemiológico  semelhante ao da Gripe A.( DOENÇAS INFECCIOSAS QUE FAZEM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM A GRIPE (INFLUENZA)

Vamos acompanhando!


INTRODUÇÃO AO PROTOCOLO DE VARICELA:
A varicela ou catapora é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular,evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em 3 a 4 dias. Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. Leia o protocolo



Os artigos do Blog Alagoas Real , tem por objetivo a informação e educação em relação a temas da medicina. Eles expressam apenas e tão somente orientações gerais. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como um substituto para o diagnóstico médico e/ou tratamento de qualquer doença sem antes a consulta de um profissional médico.

Comentários