Casos de cólera no México têm a mesma cepa Cubana ( El Thor,Ogawa)

Depois de mais de uma década sem registro de mortes por cólera no país, ontem, o Ministério da Saúde confirmou oito casos no estado de Hidalgo e a primeira morte no ano .

Cumprindo com os protocolos estabelecidos no Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) se fez a detecção pelo Sistema de Vigilância ( Sinave ) .


Segundo a agência , o primeiro caso ocorreu na primeira semana deste mês, e sete casos foram tratados prontamente e se encontram estáveis,mas uma pessoa morreu da doença.

.A vigilância epidemiológica , sob a coordenação da Comissão Federal para a Proteção contra Riscos para a Saúde ( Coferpis ), o Centro Nacional para programas de prevenção e controle de doenças ( Cenaprece ), a Direcção-Geral de Epidemiologia (DGE ) e Serviços de Saúde do Estado de Hidalgo  , implantaram um plano operacional de ação que inclui a investigação epidemiológica abrangente dos casos e seus contatos ( bloqueio famíliar ), incluindo a tomada de amostras humanas e ambientais.


Além disso, aplicou-se  a busca ativa de casos e administração profilática de antibióticos , além  da coleta de amostras de alimentos em mercados públicos .

 Também foi realizado a revisão abrangente dos níveis de cloração de fontes de água para garantir a segurança dos abastecimentos e unidades de cuidados médicos.


No México, a última epidemia de cólera foi na década de 90 , afetando 45 mil mexicanos e causando a morte de cerca de 500 , atingindo uma  letalidade máxima de 1,8 por cento .

Em 2010, na sequência do surto de cólera no Haiti , o Ministério da Saúde emitiu um alerta de saúde para reforçar medidas preventivas para controlar a qualidade da água e reforçar a vigilância epidemiológica.

Em abril de 2011, o caso de cólera em uma menina de 10 anos no município de Sinaloa  novamente alertas sobre dependência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano há entre 3 milhões e 5 milhões de casos de cólera e entre 100 000 e 120 000 mortes.

A cólera é uma doença diarreica aguda que , se não tratada, pode causar a morte em poucas horas, mas até 80 por cento dos casos podem ser tratados com sucesso com sais de reidratação oral .



Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel desinfetante  , antes de comer e após usar o banheiro e antes de preparar alimentos .

Use água fervida ou desinfetada com cloro ou prata coloidal, ou água engarrafada para beber e para a preparação de alimentos .

Você também precisa lavar com água e sabão ou desinfetar com três gotas de cloro por litro , todas as frutas e legumes.

É aconselhável consumir alimentos cozidos ou fritos , evite comer alimentos crus na rua , especialmente frutos do mar, e adicione ao reservatório de água ( caixas d'água ) um quarto ( 1/4) xícara de água sanitária para desinfetar a água .


Traduzido do Original:



Comentários