Voz Livre: histórias de jornalistas independentes em Cuba - Baixe o Livro em PDF

Com voz aberta


O Institute for War and Peace Reporting publicou um novo livro bilíngue que agrupa vários relatos de jornalistas independentes cubanos em diferentes aspectos sociais da vida na ilha. "Com Vozes Abertas" reúne artigos em espanhol e inglês sobre a sociedade isolada de Cuba, que continua a sofrer ataques constantes contra os direitos humanos.


O livro reconhece os esforços recentes do governo cubano para expandir a liberdade econômica, abrir as portas para viagens ao estrangeiro e para aumentar o acesso à internet e à informação. No entanto, "Com Vozes Abertas ", destaca igualmente a necessidade de mudança em Cuba e descreve o lado repressivo das autoridades mostrando que, apesar de várias tentativas, a sociedade cubana ainda é extremamente limitada em seus direitos políticos e civis.

Cuba é considerado um dos países nas Américas com as leis mais restritivas sobre a liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Todos os meios tradicionais de mídia são propriedade do governo, sem qualquer independência editorial.

Recentemente, a premiada blogueira Yoani Sánchez comparou Cuba a "uma casa fechada com paredes de ferro, dentro da qual as pessoas vivem uma vida isolada do mundo exterior".

"Através de um texto, uma imagem ou o trabalho de uma vida inteira, eles demonstraram que a dor de saber que é preferível não saber ", diz a blogueira cubana.

O grupo emergente de jornalistas começou a das voz aos problemas em Cuba de forma mais ativa desde o ano passado, diz o IWPR. Doze dos colaboradores do livro foram objeto de detenções injustificadas e arbitrárias durante o período de nove meses cobertos pelo livro.

http://iwpr.net/

Comentários