Surto de Varicela no sul de Minas Gerais e na cidade de Araraquara,SP

O número de casos apresentados nas notícias são subestimados. Vale lembrar que casos individuais de varicela não são de notificação compulsória. Via de regra, apenas os casos graves e aqueles relacionados a surtos é que se tornam conhecidos pelo sistema de vigilância. Além disso, em função da elevada taxa de ataque associada ao vírus, o número real de infectados é imensamente superior ao de casos que se tornam conhecidos (sintomáticos).
Leia o protocolo de Varicela

Por esse motivo, a avaliação do impacto da introdução da vacina contra varicela no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações, a partir do presente ano [2013], exigirá estudos de base populacional com desenhos que permitam avaliar tanto o impacto sobre a morbi-mortalidade (incidência de casos leves e graves, taxa de internação, letalidade...) quanto sobre a transmissão (incluindo as infecções assintomáticas) e os custos (redução do consumo de imunoglobulina específica, absenteísmo, leitos de isolamento...).

Para tanto, algum tipo de notificação de casos precisará ser estruturada (em serviços sentinelas, por exemplo) e estudos de soro prevalência conduzidos.
Fonte:Promed-port



Araraquara, São Paulo


Com 1.357 casos, Araraquara vive surto de catapora e faz vacinação

Os números de casos de catapora triplicaram em Araraquara (SP) neste ano e a cidade registra um surto da doença. De janeiro a setembro de 2013, foram registrados 1.357 casos, contra 484 no mesmoperíodo do ano passado .

Desde 2010 a cidade não tinha um surto da doença e para controlar a transmissão, a Secretaria de Saúde faz vacinação em massa nas creches. Outro dado curioso é que o número de adultos infectados tem crescido. Neste ano, 7% dos doentes tinham mais de 15 anos.

Minas Gerais
Editado

Sul de MG  já tem 2.600 infectados pela catapora, segundo Saúde

Pelo menos 2.600 pessoas já foram infectadas [esse número corresponde ao número de infectados sintomáticos, com doença. O número de infectados, certamente, é muito maior ] pelo vírus da catapora no Sul de Minas conforme números das regionais de saúde da região.

Em toda Minas Gerais, já foram registrados cerca de 15.000 casos dadoença somente neste ano . A preocupação aumenta nesta época do ano, quando a incidência da doença é mais comum, principalmente
nas crianças.

Só em Varginha (MG), foram 27 casos no mês de julho [2013]. No mês seguinte [agosto/2013], as notificações subiram para 79 e em setembro [2013], foram 207 notificações.

Comentários