As Mudanças em Cuba são falsas !

O governo quer que as pessoas acreditem que a mudança está no ar que respiramos em Cuba, e que a democracia e a liberdade estão ao virar a esquina.


A mulher arruma as mercadorias em uma pequena empresa privada que vende roupas importadas em Havana (Cuba)



O governo cubano quer que o mundo acredite que em Cuba há um processo de mudança. Ele permite que os cubanos viajem para o exterior , até mesmo alguns dissidentes . Além disso , já existem alguns milhares de cubanos que formaram suas próprias micro -empresas .


O governo quer que as pessoas acreditem que a mudança está no ar que respiramos em Cuba, que a democracia e a liberdade estão ao virar a esquina. Para aqueles que acreditam nesse conto peço desculpas porque o que o governo de Cuba faz  é uma farsa .


No início dos anos 80 eu conheci um camponês cubano chamado de Martinez (não é meu parente ), que possuía uma pequena fazenda no sul do Condado MiamiDade dedicada à venda de plantas e árvores frutíferas. Eu fui vê-lo muitas vezes e comprei muitos arbustos e árvores para o meu jardim. Conversamos muito e ele me contou que em 1979, quando Cuba disse que os camponeses da ilha poderiam cultivar e vender seus próprios produtos colhidos na terra em torno de suas cabanas, na ocasião ele ficou muito entusiasmado.


Martinez começou seu primeiro negócio e em poucos meses era "rico" . Isso não durou muito tempo. Da mesma forma que um dia Cuba tinha decretado que os pequenos agricultores poderiam cultivar e vender os seus produtos , no outro dia e de repente disse que era ilegal. Eles confiscaram a propriedade e prendeu os camponeses.


Pouco depois  Martinez saiu de Cuba e no sul da Flórida estabeleceu um novo negócio. Ele sabia o que estava fazendo e era muito trabalhador. Poucos meses depois, ele tinha o seu bom dinheirinho. Sua história não tem um final feliz . Um dia, em um acidente de carro Martinez morreu .


Cada vez que leio sobre as novas iniciativas em Cuba e ouço funcionários do governo dizendo que vão dar mais liberdade para as pequenas empresas na ilha , penso em Martinez. É uma mentira . Tudo o que dizem é mentira. O que eles dão hoje retiram na manhã seguinte .


Isso é precisamente o que aconteceu com o discurso muito alardeado por Raul Castro em que ele disse que o governo não poderia proporcionar trabalho a todos os cubanos e que meio milhão deles teriam que trabalhar para o setor privado em micro- empresas.




Muitos voltaram a engolir as mentiras dos irmãos Castro. Cubanos na ilha começaram a abrir seus pequenos negócios e do exílio seus parentes levavam mercadorias para vender. Quando os parentes do exílio não podiam ir pessoalmente , eles pagavam a viagem para uma " mula " para que esse levasse as mercadorias para seus parentes.


Os pequenos negócios floresceram. Os cubanos eram empresários comprovados, tanto no exílio como em Cuba. Eles não se importavam com os impostos do governo sobre o que entrava na ilha. Eles conseguiram manter o negócio à tona.


Em outubro deste ano em Cuba tinha 20 mil pequenas empresas que vendiam produtos importados . Mas o governo cubano não gosta que as pessoas tenham sucesso. Assim, da mesma forma que um dia disseram que esse negócio era legal , disseram também que os trabalhadores autônomos não poderiam vender os produtos importados. Eles teriam que vender produtos feitos em Cuba e como na ilha há tão poucos produtos de consumo os negócios estão indo à ruína.


Na verdade, o que o governo fez foi dar a sentença de morte para essas empresas .
O que Cuba faz com esses negociantes é um jogo . Eles anunciam uma coisa e quando o peixe morde a isca trocam por um peixe podre .


O governo dos irmãos Castro faz o mesmo com tudo. A famosa blogueira Yoani Sanchez pode viajar para o exterior . Mas quando retornou para a ilha foi detida por várias horas e copiaram todo o material que estava no disco rígido do seu computador e em drives flash que carregava com ela. Também copiaram todas as informações de seus telefones celulares.


O crescente número de dissidentes na ilha, já estão acostumados com as agressões da turma pró- governo . Também prendem por alguns dias e depois soltam .Existem aqueles que são considerados mais perigosos e ficam detidos sob acusação de periculosidade e são submetidos a juízo. .


Assim não me venham dizer que o governo cubano está mudando. Eu sabia em primeira mão o que fizeram com Martinez no início dos anos 80. E eu vejo agora  o trabalho autônomo se afogar- o mesmo negócio que recentemente era permitido.


O governo cubano continua fazendo e desfazendo as coisas ao seu livre arbítrio.Não acredito em nada desse governo. A liberdade e a democracia significa respeito a uma ordem judicial .

Do Original:

Los cambios en Cuba son falsos

Comentários