Cuba:SOS hospitais em extinção

Os passos ecoam nas escadas escuras, sem grades . O funcionário chega ao telhado, ou o que pode ser , carregando bandejas de comida , empilhadas uma sobre as outras para dar menos viagens .


Hospital Freyre de Andrade
A escuridão em que a sala está é quase completa , por isso os tropeços e desculpas se sucedem com frequência entre os que sobem e descem.


No alto , a sujeira e o estado dilapidado das instalações assustam os visitantes . Os pacientes encontram-se em condições que trazem à mente imagens Hospital Psiquiátrico de Mazorra. 


O Hospital Freyre de Andrade , mais conhecido por Emergências , está localizado na Avenida de Carlos III entre Espada e Hospital , no Centro do município de Havana . Após longos anos de reparos intermináveis ​​, as coisas não parecem estar melhores para o antigo hospital que por fora parece desbotado , sem reboco , com janelas quebradas , e no interior é pior , a ponto das famílias dos pacientes chorarem ao ver tanta miséria .

Quando, finalmente, aos enfermos são dadas alta médica , o alívio é grande, como se tivessem se salvado de um dos círculos do inferno. A experiência traz arrepios aos envolvidos , como em um bom filme de terror que sempre espera o final.


É verdade que quase todas as unidade hospitalares dedicadas a dar atenção para os cidadãos são terríveis , mas a situação em especial é muito escandalosa .


A apatia do governo é um escárnio ao povo cubano , aos médicos , técnicos ,enfermeiros , e aos pacientes e familiares.

Pensar tranquilamente e em silêncio que não se deve fazer um escândalo sobre a situação da emergência , porque assim estão todos os demais centros hospitalares é aceitar que em Cuba tudo deve permanecer igual a esse hospital : sujo , quebrado, feio e fedorento.

É a imagem que a nova geração de habaneros e os médicos  estão acostumados a ver , e ninguém se importa .

O governo cubano , sem qualquer escrúpulo , se apropria de mais de 90% do salário de médicos e de outros profissionais de saúde que trabalham no exterior. Há milhões de dólares de lucro que não estão refletidos na melhoria das condições materiais dos hospitais nacionais. Esta é uma razão pela qual o governo cubano é, foi e pretende continuar a ser um mau governo .
DO ORIGINAL:
SOS hospitales en extinción

Comentários