Morcego com raiva é encontrado em SP

Jundiaí faz bloqueio em bairro onde foi encontrado morcego com raiva

Desde 1981 não é registrado caso de raiva na cidade. Agentes percorrem todas as casas do bairro para vacinar cães e gatos.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Jundiaí (SP) realizam uma ação de bloqueio contra a raiva animal na região do Jardim Caçula. O trabalho está sendo reforçado de porta em porta. A preocupação se tornou maior depois que 1 morcego foi encontrado no local e teve resultado positivo para raiva.

De casa em casa os agentes do Centro de Controle de Zoonoses tentam identificar cães e gatos que não foram vacinados durante a campanha contra a raiva. "Os que foram vacinados contra a raiva já estão
protegidos contra a doença", explica a agente de zoonoses, Ivone Corrêa.

O bloqueio está sendo feito no bairro e exames feitos pelo controle de zoonoses e apontaram que ele estava com raiva. Como os morcegos vivem em colônia, existe a possibilidade de outros morcegos estarem infectados com o vírus. "Como os morcegos vivem em colônias variando de 20 a 100 indivíduos; há uma chance real, pequena, mas real, de existirem alguns indivíduos infectados na mesma colônia", afirma Luís Gustavo Nascimento, veterinário.

O último caso de raiva em cães e gatos registrado em Jundiaí foi em 1981.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/11/jundiai-faz-bloqueio-em-bairro-onde-foi-encontrado-morcego-com-raiva.html

Comentários