CUBA LIVRE ! A grande mentira, dura realidade!


Los países como las personas, son más polémicos unos que otros. Para bien o mal, el mío es uno de los más controversiales del continente, quizá del mundo.

Mais frequentemente do que você imagina , eu sou chamado a responder perguntas baseadas na ignorância , mito ou na astúcia política . E é verdade que em Cuba ... ? É verdade que os cubanos ? .... As respostas , como a realidade , dependem do vidro que você olha . Hoje, nas páginas de Mi Gente , divulgamos um artigo publicado por um visitante a Cuba, que por ser um estrangeiro ,não traz o prejuízo que o nativo poderia fornecer. É uma crônica dolorosa que coloca a perspectiva para muitos de nossos irmãos latino-americanos , a realidade de um país governado por mais de 50 anos por uma ditadura comunista. Talvez depois de ler esse artigo, possam entender o porque de uma família inteira prefir morrer devorada por tubarões no Estreito da Flórida antes de viver em um país onde o desespero é o único vislumbre do futuro .

Quiça possa também entender porque um homem prefira morrer de fome e sede, antes de continuar permitindo que os seus direitos básicos sejam pisoteados .

Espero que depois de ler este artigo, possam chegar a suas próprias conclusões.

( Publicado em 2007 pelo Dr. Rodrigo Siman Siri no jornal salvadorenho " Diário de Hoje " )






Falar de Cuba é falar de um paraíso onde a beleza natural se mistura com o sonho de um povo bom e trabalhador. Estou sentado na varanda de um hotel em Havana, assistindo a um dos pores do sol mais incríveis que eu jamais havia imaginado- uma mistura de sentimentos tão fortes como o cheiro dos charutos cubanos .

Pense que escrever algumas linhas sobre Cuba é mais fácil depois de estar aqui por uma semana , mas é difícil ser objetivo quando as idéias são obscurecidas e os olhos constantemente molhados com a quantidade de sensações experimentadas nos dias de hoje . Fui convidado pelas autoridades de saúde deste belo país por causa de um congresso médico ,organizado por médicos cubanos . Na conferência tive a oportunidade de ver o lendário Fidel Castro, que nada mais é do que os restos do que deve ter sido um musculoso guerrilheiro.

Ele chegou com a sua caravana fortemente vigiada por três Mercedes Benz preto , exatamente as mesmas que foram usadas pelo general Pinochet e Idi Amin , o ditador da África. Coincidências da vida , pensei. Vimos um homem velho vestido de verde oliva falando confusamente no fórum por mais de uma hora sobre mil coisas , palavras isoladas , sem qualquer mensagem, da guerra no Iraque até dos mosquitos que causam a dengue.

Como médico cheguei em Cuba sabendo que aqui não haveria liberdade, o sistema de saúde era um dos melhores do mundo , porque assim reflete seus indicadores de saúde e indicadores sociais , e constantemente repetem os líderes da FMLN estas informações . Eu não sei quais parâmetros utilizam os políticos em Cuba , mas ontem vi uma criança de sete anos que disse-me que tinha acabado de fazer 15 anos, porém sua pele brilhante mostrava uma desnutrição grave e crônica.Pedimos para visitar um hospital e nos levaram para um hospital resort exclusivo para estrangeiros , elegante e impecavelmente limpo,para depois tomarmos conhecimento que os hospitais públicos são muito pobres e estão destroçados mais que o nosso hospital Rosales .

Os hospitais são velhos , com filas eternas de pessoas à espera de serem atendidas , com raros medicamentos e com o pessoal de saúde exigindo por debaixo do pano propinas de alguns dólares extras para aqueles usuários que desejam que o doente seja atendido oportunamente e com os melhores medicamentos .

Minha maior surpresa foi saber que um médico especialista ganha ao mês, a "grande soma" de US $ 20 ... Isso mesmo , US $ 20 por mês, quando uma garrafa de água custa um dólar na rua,já que a água do chafariz não pode ser tomada por estar contaminada , como alertou meus colegas em Cuba. Se tudo isso acontece em Havana , imagino nas províncias rurais.

Em Cuba não vi realmente os mendigos e crianças descalças vagando pelas ruas ,porém sobram os velhos , os jovens e as crianças que se aproximam famélicos dos turistas em restaurantes implorando por algumas moedas ou um pedaço de pão .


Os turistas têm acesso a lugares criados exclusivamente para eles , hotéis gigantescos , restaurantes de luxo , todos em dólares , é claro. Os cubanos só podem ser testemunhas em massa da boa vida que é oferecida ao estrangeiro. Como me disse um amigo motorista de táxi , com os olhos umedecidos pela raiva e tristeza : aqui os turistas são humanos e nós somos os alienígenas.


Descobrir Cuba e seu povo é descobrir o heroísmo e a coragem de um povo que vive , ou melhor, sobrevivem em um regime de opressão , medo e miséria. Com o boom do turismo no país , os cubanos podem agora ver as diferenças entre eles e o mundo livre .

Ao Descer do avião calmamente se aproximou um senhor, e em seguida perguntou-me de onde eu vinha, e me pediu um jornal de El Salvador-eles estão com fome de notícias reais do mundo real e não deste fantasma criado por suas autoridades , que aqui ninguém acredita.

Muitos têm me perguntado sobre o nosso ex-presidente Flores, quer saber como é a sua personalidade , estão impressionados com ele , pois é o único que colocou Fidel no lugar. De tudo isso eles sabem porque alguém lhes disse já que essa história, como muitas outras, nunca foram ao ar em Cuba.


"Na semana passada foram fuzilados em Havana três jovens por terem sonhado com sua liberdade tentando fugir de Cuba em um barco roubado. Por este crime grave , foram julgados em um dia, e 24 horas depois, assassinados de forma selvagem , como um exemplo para as pessoas do que pode acontecer quando você está contra o regime " .

Quando me contava sobre este injusto fuzilamento, vi a bela cubana com um olhar conformista ,e me ocorreu em falar para ela que tenha fé que as coisas vão mudar em breve. O quão estúpido eu sou .. eles têm esperado por 48 anos e aqui muitos seguem morrendo.

Um tiro , nesses três jovens, e três vidas se foram - centenas  "vivem" com as suas esperanças de liberdade para trabalhar e para exigir seus direitos já fuziladas .A repressão do governo impede o viver.

Mas seria injusto falar de Cuba e só mencionar a miséria de um regime tirânico e obsoleto .. E AGORA  no mesmo ritmo seguem Venezuela , Equador, Bolívia e Nicarágua.

Falar de Cuba é falar sobre suas mulheres , das mais bonitas do mundo , o ritmo e o calor do seu povo , a boa aparência de sua gente , a beleza de suas ruas com cheiro de sal, tabaco e rum.

Falar de Cuba é falar de um paraíso onde a beleza natural se mistura com o sonho de todo um povo bom e trabalhador, que ainda aguarda a sua verdadeira revolução.


Dr. Rodrigo Siman Siri.

Director Nacional Programa Nacional de Infecciones de Transmisión

Sexual

ITS/VIH/SIDA MINISTERIO DE SALUD, EL SALVADOR

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

CUBA LIBRE ¡La gran mentira, cruda realidad!

Comentários