Nota de pesar pelo falecimento do Professor Luiz Jacintho da Silva

É com enorme pesar que anunciamos aos assinantes do ProMED-PORT que em 14 de dezembro de 2013 faleceu, aos 64 anos, o Professor Luiz Jacintho da Silva .

Sobre o Professor Luiz Jacintho da Silva

O Professor Luiz Jacintho era graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1968-73), com Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (1974-76), Doutorado em Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1980) e Pós-doutorado na University of Liverpool (1982-83). Ingressou como docente na Universidade Estadual de Campinas em 1976, chegando à Professor Titular em 2002; aposentou-se em 2011.

Foi Diretor na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e Coordenador dos Institutos de Pesquisa na Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Como gestor, foi um dos grandes responsáveis por notáveis avanços em diversos programas de grande relevância no âmbito de saúde pública, notadamente nos programas estaduais de hepatites, de imunizações, das leishmanioses e da febre maculosa.

Atuou 2 anos no Grupo de Epidemiologia da Novartis Vaccines & Diagnostics em Siena, Itália onde permaneceu até 2008. De janeiro de 2009 à julho de 2010 foi o responsável global por epidemiologia na mesma empresa, sediado em Cambridge, MA, EUA.

Em janeiro de 2011 assumiu o cargo de Diretor do Dengue Vaccine Initiative (DVI), junto ao International Vaccine Institute http://www.ivi.int/ em Seul, Coreia do Sul. Em 2013, retornou ao Brasil onde vinha atuando como a referência do DVI para as Américas.

Tinha 90 artigos publicados em periódicos e foi autor de 26 capítulos de livros. Dentre outros livros editados e publicados destacam-se "A Evolução da Doença de Chagas no Estado de São Paulo" (Hucitec, 1999) e "Viroses Emergentes no Brasil" (Fiocruz, 2008).

Em outubro/2013, durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, o Professor Luiz Jacintho recebeu homenagem em reconhecimento pelos relevantes serviços à saúde pública do país

Luiz Jacintho da Silva,  no ProMED

Foi o primeiro moderador ProMED-PORT, onde vinha atuando há 16 anos. Foi o responsável por 7.000 posts no período de 1997 à 2011. Tão importante quanto o número de posts em si, foram os comentários ; não raramente, se buscavam muito mais seus comentários do que a notícia em si. Comentários que agregavam profundo conhecimento em diversas áreas do saber da infectologia à geografia, da epidemiologia à antropologia, da vacinologia à literatura, da imunologia à história, da microbiologia à gastronomia... Tudo e sempre com singular propriedade, objetividade, clareza, erudição... ironia e, em algumas ocasiões, inconfundível contundência.

Em 2012 o Professor Luiz Jacintho da Silva recebeu o "PROMED-MAIL ANNIVERSARY AWARD 2012 for excellence in outbreak reporting on the internet", no ano em que o ProMED-PORT completava seus 15 anos de existência

Apropriando-me de algumas linhas do presente post, permito-me, em nome de uma legião de ex-alunos, ex-residentes, ex-orientandos, ex-colegas de trabalho, expressar, em momento de enorme tristeza, o imensurável privilégio que foi ter conhecido e convivido com o Professor Luiz Jacintho da Silva. Fica aqui manifestado todo nosso respeito, admiração, reconhecimento e apreço pelo "O Professor" e nossos mais profundos e sinceros sentimentos a sua esposa, e sua grande companheira, Mirian Martho Moura e aos familiares.

 Rodrigo Angerami 

Comentários