'Googling' :Vigilância na Internet prevê surto de doença




Em um novo estudo publicado na revista Lancet Infectious Diseases , vigilância baseada na Internet foi possível detectar doenças infecciosas como dengue e gripe até duas semanas mais cedo do que os métodos tradicionais de vigilância. 

O autor sênior do estudo intitulado "sistemas de vigilância baseados na Internet para monitorar doenças infecciosas emergentes", da Universidade de Tecnologia de Queensland o Dr. Wenbiao Hu disse que ao investigar a ocorrência de epidemias,  procurando por informações sobre doenças infecciosas poderia prever com precisão os focos dessa doença. 

Dr. Hu, com base no Instituto de QUT para a Saúde e Biomédica Inovação, disse que havia muitas vezes um tempo de atraso de duas semanas antes de métodos de vigilância tradicionais pudessem detectar uma doença infecciosa emergente. 

"Isso porque a vigilância tradicional baseia-se no paciente reconhecer os sintomas e buscar tratamento antes do diagnóstico, junto com o tempo necessário para os profissionais de saúde  alertar as autoridades através de suas redes de saúde", disse Hu. 

"Em contraste, a vigilância digital pode proporcionar a detecção em tempo real de epidemias." 

Dr. Hu disse que o estudo usa a vigilância digital através de algoritmos do motor de busca como o Google Trends e Google Insights.A detecção do  surto da Gripe Aviária que ocorreu em 2005-06 ( "Bird Flu" )teria sido possível entre uma e duas semanas mais cedo do que os relatórios oficiais de vigilância. 

"Em outro exemplo, coletando  dados digitais foi encontrado que era possível detectar o surto de SARS mais de dois meses antes das primeiras publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS)", disse ele. 

"A detecção precoce significa um alerta precoce e que pode ajudar a reduzir ou conter uma epidemia, e mais, as autoridades de saúde pública  podem em menor tempo garantir estratégias de gestão de riscos, tais como o fornecimento de medicação e adequada execução."

Traduzido do original pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar fonte

Do original:

Internet-based surveillance systems for monitoring emerging infectious diseases

Nota: 'googling' ou 'googlear' : procura de informações na internet utilizando o engine do Google

Comentários