Opositores convocam em Havana fórum paralelo durante a CELAC

A Declaração em defesa da democracia desta organização é incompatível com um partido único em Cuba


Por Manuel Cuesta Morúa




A Sociedade Civil de Cuba



Em 28 de Janeiro , com o co-patrocínio da ONG CADAL , com sede na Argentina, tentaremos realizar em Havana um fórum sobre a Segunda Cúpula da CELAC em Cuba, com o tema:" A Declaração Especial em Defesa da Democracia da CELAC e sua incompatibilidade com o sistema político de um partido único em Cuba "


Este fórum é uma continuação de um similar realizado no Chile , sobre a Primeira Cúpula , que incide sobre o tema geral do Fórum Democrático de Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Por várias razões , acreditamos ser o óbvio não convocamos a sociedade civil rica , vibrante e diversificada na ilha . Não seria prático e nem viável . Na verdade ,como é lógico, a celebração deste fórum está sob pressão das autoridades que estão absolutamente determinadas a detê-lo.

Queremos corrigir essa deficiência da melhor maneira democrática. Este fórum não está concebido como um único evento. Constitui um ponto estratégico no caminho para a construção de uma comunidade cidadã nas Américas , para o qual já foi dado passos importantes . Neste sentido estamos solicitando sugestões e recomendações a todas as organizações e indivíduos que estão dispostos a oferecer , para enviarmos um relatório para a próxima presidência da CELAC , que será assumida pelo governo da Costa Rica.


Este relatório , aberto e para ser assinado por todas as organizações da sociedade civil dentro e fora da ilha, terá como alvo a necessidade de implementar mecanismos de proteção e monitoramento dos direitos humanos e dos direitos fundamentais dentro da CELAC ,cuja Declaração Especial teve a clareza de pensamento de conceber a defesa e proteção dos direitos humanos como um pré-requisito indispensável para a participação dos estados .
Para este relatório buscaremos ideias e apoio de outras organizações da sociedade civil da América Latina , a fim de satisfazer a condição geral da Comunidade Cidadã nas Américas.

Da mesma forma, trabalhamos em uma declaração final , que daremos a conhecer dentro de alguns dias da conclusão da Segunda Cúpula de CELAC .

Finalmente , esperamos compreensão, em alguma parcela razoável, daqueles que de forma justa e com todo saber, tenham muito a dizer em matéria de liberdades e direitos humanos em Cuba.


Os organizadores acreditam que em Cuba há um lugar para todos.


As recomendações podem ser enviadas a : correo@puentedemocratico.org ou a nuevopais11@gmail.com


Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar a fonte
Do original:
Opositores convocan foro paralelo por Cumbre de CELAC en La Habana


Manuel Cuesta Morúa

Manuel Cuesta Morúa (31 de diciembre de 1962). Licenciado em História. Porta-voz do Partido Arco Progresista. Coordenador da Plataforma Nuevo País

Comentários