Venezuela e a Missão Barrio Adentro: 50% de deserção de médicos Cubanos e 80% dos módulos fechados


Venezuela,16 de janeiro de 2014

80% dos módulos de Barrio Adentro de todo o país estão fechados, afirmou nesta quarta-feira o médico e membro de um novo tempo , José Manuel Olivares .



Na declaração, o dirigente político disse que em sua opinião, foi o fracasso da política de saúde pública em resposta às declarações do ministro da Educação, Hector Rodriguez, que na segunda-feira disse que médicos formados em universidades da região são " carentes de experiência, conhecimento e capacidade técnica . "


" Sentimo-nos na obrigação de responder a cantinflada que disse o ministro Rodriguez que atacou os médicos venezuelanos e sua capacidade técnica e formação. Devemos lembrar que toda a Venezuela reconhece a qualidade da nossa saúde , e estamos extremamente orgulhosos de usar este jaleco branco , que fala de esperança e de vida ", disse Olivares .


Diante a desqualificação , que foi muito mal recebida na comunidade de médicos venezuelanos , o médico acusou a Rodríguez de " defender o indefensável " e agir no interesse do governo de Cuba.

"Ele está defendendo o governo que envia a Cuba milhares de milhões de dólares por ano pela missão médica cubana ,e que mais de 50% desses médicos não estão mais em nosso país, porque desertaram ", disse Olivares .

" De 2003 até o presente , a Missão Barrio Adentro tem sido um fracasso profundo , com mais de 80 % dos módulos fechados , e cerca de 16 hospitais prometidos e não construídos ", disse ele .


Da mesma forma, o líder político também denunciou a situação deplorável do sistema formal de saúde pública , com base na rede de hospitais do país, onde " milhares de pacientes morrem devido à falta de insumos, mais de 70% das máquinas de radioterapia não funcionam " .


Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar fonte!
Do original:

El 50% de médicos cubanos ha desertado de Barrio AdentroEscrito por María Alessandra Matute/Foto: Archivo

Comentários