Aumento irrisório de US$ 245 não extingue a discriminação salarial imposta aos Cubanos no Mais Médicos



MS anuncia aumento de 245 dólares no salário dos Cubanos enquanto Cuba continua embolsando a maior fatia

SMC- Empresa Cubana de Serviços Médicos responsável pelo contrato de Ramona (Médicos Cubanos no Brasil),que é administrada e supervisionada por Dalia,esposa de Fidel Castro!!!
O salário dos profissionais cubanos enviados ao Brasil por Havana para participar do programa " mais médicos " aumentará a partir de março para o valor de 1245 dólares mensais ,anunciou o ministro da Saúde do país sul-americano , Arthur Chioro .

O salário que os cubanos recebem tem sido uma das principais críticas ao programa de saúde lançado pela presidente Dilma Rousseff.


Embora Brasília pague por cada profissional o equivalente mensal a mais de 4100 dólares, até agora Havana só pagava aos médicos US $ 400 e depositava  600 em contas na ilha ,que os médicos poderiam resgatar uma vez concluído o contrato .

O anúncio do Ministério da Saúde Brasileiro significaria o aumento de apenas US $ 245 ,por parte de Havana. Vejamos: 600 dólares mensais ficavam retidos na ilha, com o argumento castrista de uma poupança forçada-portanto incorporar os 600 dólares ao salário atual,não corresponde a nenhum aumento salarial. Enquanto as negociações continuam, a família castrista continuará encaçapando a maior parte dos salários dos médicos cubanos .

*Mais Médicos para o Brasil ou mais uma fonte de renda para o burguês Fidel Castro ?

*Mais Médicos para o Brasil, mais saúde monetária para você Fidel

Conforme declarações do ministro Chioro, o "aumento salarial"foi resultado de negociação com o Governo de Raúl Castro. Essa semana o Ex-presidente Lula da Silva esteve em visita a Cuba e aos irmãos Castro.Confira aqui

Brasil paga o salário dos médicos cubanos por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS ), que entrega diretamente a Havana.




" Eu não saberia dizer , nem poderia fazer comentários , na qualidade de ministro da Saúde do Brasil , como Cuba usa esses recursos. Tenho a impressão de que uma parcela significativa vai para a formação de médicos no sistema de saúde de Cuba , que realiza cooperação mundial na saúde", justificou Chioro .

*Cubano exilado traz novas denúncias e confirma desertora do Mais Médicos -

A pequena fração do salário que recebem os cubanos provocou fortes críticas da oposição e dos representantes da classe médica brasileira qualificando as condições de trabalho " como de semi -escravidão ".

A fuga da médica Ramona Matos Rodriguez este mês provocou um novo escândalo depois das revelações sobre a quantidade de dinheiro que vai parar nos cofres do governo cubano.

MPT investiga contrato de cubanos no Mais Médicos

Matos  exige uma indemnização de 62.000 dólares por "danos morais" e direitos trabalhistas não pagos

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte

Do original:

El salario de los médicos cubanos en Brasil aumentará en 245 dólares desde marzo

Comentários