Protesto iluminará o mundo sobre o que está acontecendo na Venezuela

Protesto mundial SOS humano iluminará o mundo sobre o que está acontecendo na Venezuela


No dia de hoje,sábado 15 de março de 2014 Un Mundo Sin Mordaza, organização internacional de promoção e defensora dos Direitos Humanos convida os cidadãos e outras organizações ao redor do mundo que acreditam na democracia e nos direitos humanos, especialmente os venezuelanos no exterior para fazer um protesto global durante a noite dada as sucessivas violações dos direitos humanos que ocorreram na Venezuela e continuam até hoje. 


Convocam pela segunda vez para realizar figuras SOS humanas, desta vez à noite com velas e com tudo que possa fazer luz no escuro para "iluminar o mundo sobre o que está acontecendo na Venezuela", para mostrar solidariedade em diferentes cidades com o país e exigir que os governos estrangeiros façam seus pronunciamentos. Desde 22 de fevereiro passado milhares de pessoas foram ativadas em aproximadamente 200 cidades ao redor do mundo realizando o SOS humano.

Insistem que realizam esta atividade mundial em sinal de protesto ante numerosas violações dos Direitos Humanos que os Venezuelanos têm sofrido nas últimas semanas, dentre elas o fechamento do canal NTN24,ameaças a CNN,bloqueio da rede social twitter e de mais de 60 páginas no país,criminalização dos protestos,repressões por parte das forças de segurança do estado e grupos armados contra cidadãos pacíficos nas ruas,com mais de 1200 detenções arbitrárias,dezenas de feridos,mais de 20 mortos,mais de 40 torturados e mais de 90 jornalistas e repórteres (Venezuelanos e estrangeiros)agredidos enquanto estavam no labor profissional.

Blog Alagoas Real

Eles também destacam a censura da mídia existente no país após a posse quase total por parte do Estado venezuelano dos meios de comunicação e a proibição do direito a transmissão ao vivo de eventos violentos, alegando que "incitam a guerra", o que impede os cidadãos a informação em tempo real do que está acontecendo no país, juntamente com a recente crise no papel de jornal, o que obrigou a vários jornais do país parar a circulação ou reduzir suas publicações ao mínimo possível; todas essas ações que censuram e restringem a liberdade de expressão e de informação no país.


Esta situação crítica que atravessa a Venezuela motiva a Um Mundo sem Mordaça a ativar novamente suas redes no mundo com este protesto Mundial SOSVenezuela na noite de sábado 15 de Março para "iluminar o mundo sobre o que está acontecendo na Venezuela", dizem eles.


A atividade que foi convocada na última sexta-feira já tem confirmação de mais de 30 cidades do mundo, em países como Argentina, EUA, Alemanha, Espanha, Brasil, Canadá, Equador, Colômbia, Austrália, México e Inglaterra. O convite é para todos os cidadãos do mundo que valorizam os direitos humanos e a liberdade em solidariedade com a Venezuela e participem da chamada. Detalhes de todas as atividades estão no Facebook “Un mundo sin mordaza” e no Twitter @Sin_Mordaza e na hastag #SOSVenezuela- podem escrever para a coordenação das atividades através do e-mail correounmundo@sinmordaza.org

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original

Fonte: La Patilla

Comentários