Computador do Planalto pôs elogios e retirou críticas a Padilha na Wikipédia

Computador do Planalto pôs elogios a Padilha em site

Página sobre ex-ministro na Wikipédia também teve críticas retiradas


Operação Goebbels


  "A essência da propaganda é ganhar as pessoas para uma ideia de forma tão sincera, com tal vitalidade,
que, no final, elas sucumbam a essa ideia completamente, de modo a nunca mais escaparem dela. A propaganda quer impregnar as pessoas com suas idéias. É claro que a propaganda tem um propósito. Contudo, este deve ser tão inteligente e virtuosamente escondido que aqueles que venham a ser influenciados por tal propósito NEM O PERCEBAM."

Joseph Goebbels



Do site Terra: Computador do Planalto pôs elogios a Padilha em site

Páginas da Wikipédia como as do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do Movimento Passe Livre (MPL) e do ex-governador José Serra (PSDB-SP) foram alteradas com o uso de onze computadores do governo federal. O site é uma enciclopédia on-line cujos textos podem ser editados livremente. Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo com os endereços de IP registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República mostra que os artigos sofreram mudanças tanto para a inclusão de elogio e a remoção de críticas quanto para o inverso.

A Wikipédia registra todos os endereços de IPs - uma espécie de "impressão digital" da internet, que permite identificar ao menos a organização responsável pelo acesso - que fazem alterações na enciclopédia. Feitas entre 2008 e 2014, as edições acabaram desfeitas por outros usuários por infringirem regras de uso.


Comentários