Mais Médicos : Cubana Ana Olga Del Arco Perez "disse que estava bem e que não retornaria a Triunfo"



Ana Perez com o prefeito Damísio Mangueira



A médica cubana Ana Olga Del Arco Perez, alergologista, membro do programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal, está desaparecida da cidade de Triunfo, no Sertão, a 590 km da Capital, desde o dia 18 de junho.

Segundo a secretária de saúde do município, Kennaline Andrade, a profissional de saúde informou que viajaria para João Pessoa para passar o feriado de Corpus Christi com colegas. “Não vimos problema, pois ela já havia feito o mesmo no carnaval”, disse a secretária.


No entanto, após essa data, a médica não retornou à cidade. Esperou-se, então, que a volta ocorresse após o período de São João. No dia 25, após as festividades, a Secretaria de Saúde entrou em contato e ela respondeu à ligação, informando que necessitaria de mais dois dias fora para resolver questões pessoais.


Passado esse prazo, novos contatos foram esquematizados, mas sem sucesso. Apenas nesta segunda-feira (30), através de uma outra médica cubana da cidade, foi possível falar com Ana Perez. Durante 13 segundos ela disse que estava bem e que não retornaria a Triunfo. A ligação foi encerrada sem revelações quanto ao paradeiro da mesma.


Ela trabalhava no município desde dezembro de 2013, na Unidade Básica de Saúde José Bernardino Batista, um dos quatro PSFs da cidade. Três destes são ocupados por médicos cubanos.


“Não suspeitávamos que ela teria essa atitude de sumir sem dar explicações. Ela sempre demonstrou ser uma pessoa alegre e comunicativa, mas que sentia muitas saudades da família e do namorado”, comentou a secretária, que acrescentou que a médica não tem filhos. 


Também não se sabe se Ana Perez teria objetivo de fugir de Cuba. “Ela sempre falava bem de seu país de origem. A adesão dela ao programa ‘Mais Médicos’ se deu de maneira voluntária. Ela tinha noção do ritmo e das condições de trabalho que encontraria”, contou Kennaline Andrade.


A comissão estadual do ‘Mais Médicos’ foi informada e já tem em seu poder um ofício que formaliza a ocorrência. A Secretaria de Saúde e a prefeitura de Triunfo aguardam posicionamentos e orientações para que possam tomar as providências necessárias.




Até o fim da noite desta terça-feira (1º), não foi possível entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para um parecer da entidade sobre o caso.

http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/cidades/saude/2014/07/01/NWS,242611,4,323,NOTICIAS,2190-MEDICA-CUBANA-PROGRAMA-MEDICOS-ABANDONA-CIDADE-SERTAO-DESAPARECIDA.aspx

Comentários