Moscou vai reabrir base de espionagem eletrônica em Cuba, de acordo com fontes do Kremlin

Rússia vai reabrir em Cuba o centro de espionagem eletrônica de Lourdes fechado em 2001, após um acordo selado durante a  visita do presidente russo Vladimir Putin na semana passada à ilha Cubana,conforme foi publicado pelo diário Kommersant nesta quarta-feira , informa a EFE. 


O jornal, citando fontes próximas ao Kremlin, recorda que o centro foi fechado há 13 anos pela má situação econômica na Rússia na época e por repetidos pedidos dos EUA. 

"Nossas relações (com os EUA) foi muito deteriorada antes (da crise) Ucrânia. Na realidade nunca realmente melhorou, com exceção de alguns períodos específicos têm sido a exceção à regra", disse um alto funcionário russo para explicar o interesse ressurgente de Moscou pelas comunicações de Washington. 

Os complexos radares,são capazes de captar sinais eletrônicos cerca de 2.000 quilômetros e cobre quase todo o Estados Unidos- foi instalado em Guajay, a sudoeste de Havana, em 1964, no auge da presença militar soviética em Cuba. 

Ampliado e modernizado após a desintegração da União Soviética ", hoje sua utilidade será ainda mais maior, porque ao contrário de então, a Rússia não tem meios de vigilância eletrônica no espaço e sua capacidade de interceptar as comunicações pela frota são incomparavelmente menor" observou o jornal Kommersant . 

Construído pelo serviço de inteligência militar soviética (GRU), o centro de Lourdes permitiu à União Soviética interceptar os planos de Washington contra o Iraque em 1991. 

Um ex-coronel da KGB que desertou da Rússia,revelou em 1998, revelou a extensão que, após a invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990 e a campanha Tempestade no Deserto, em janeiro de 1991, Moscou espionou em todo momento desde Lourdes os planos de guerra da coalizão internacional que invadiu o país árabe. 

De acordo com os serviços de inteligência ocidentais, a partir de Lourdes poderia interceptar "faxes , telefonemas e comunicações de computador."

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original 

Moscú reabrirá su base de espionaje electrónico en Cuba, según fuentes del Kremlin

Comentários