Atalaia : Tiroteio no Hospital João Lyra Filho



TIROTEIO EM HOSPITAL DE ATALAIA

A noite da última quarta-feira, 30 de julho, foi de pânico para os médicos, os servidores de apoio e os pacientes e acompanhantes que se encontravam no Hospital João Lyra Filho, em Atalaia. Criminosos invadiram o local durante uma troca de tiros que começou na rua e continuou dentro da unidade de saúde. Desesperados, todos tentaram se proteger e, depois da saída dos bandidos, o hospital quase fechou. No dia seguinte, os médicos resistiram em permanecer no local.

O Sinmed entrou em contato com a secretária de saúde de Atalaia, Michelle Oliveira, para cobrar segurança para os médicos e ela informou já ter entrado em contato com o promotor de Justiça do município e também com a Delegacia da Polícia Civil para relatar a ocorrência e pedir policiamento ostensivo no hospital.

Aos médicos, o Sinmed orienta que em ocorrências dessa natureza, envolvendo risco de morte, o procedimento é procurar a delegacia mais próxima, registrar um boletim de ocorrência e não retornar para o local. O Conselho Regional de Medicina de Alagoas também deve ser acionado.

Esta não foi a primeira vez em que ocorreu um incidente grave no Hospital de Atalaia. Invasões e ameaças são comuns e já houve um caso de espancamento de uma médica dentro da unidade. Atualmente, o local conta apenas com vigilância patrimonial que não atua para impedir o acesso de pessoas não autorizadas às áreas de atendimento ou que possam constituir ameaça aos servidores e pacientes.

Comentários