{ads}

Confissões de um escravo da Revolução

Leia outros artigos :

Enfermeiro em missão internacionalista: "Somos tratados como prostitutas ilegais e controlados por cafetões . Eu não quero dizer no sentido figurado,mas no sentido real "


Pedro Gonzalez é um personagem real, com um nome falso para proteger sua identidade.Tem 38 anos e, como muitos cubanos que desejam progredir na vida, seu olhar tem estado direcionado para fora de Cuba por mais da metade de sua vida. Mas deixou o tempo passar e agora tem muitos laços em Cuba. Estão ancorados em Santos Suarez seus pais de 65 e 66 anos e uma filha de 3 anos de um casamento anterior que não quer ou não pode emigrar. 


Seu irmão Rafael, de 43 anos, vive nas Ilhas Canárias, onde trabalha como encanador. Sua mera existência lembra a Pedro que um encanador nas ilhas Canárias pode viver melhor do que um médico ou enfermeiro em Cuba. Enfermeiros em Cuba como Pedro ganham um salário médio de US $ 12, e seu irmão encanador nas Canarias traz para casa depois de impostos 1.500 euros por mês, além de ter saúde e educação gratuita para ele e toda a sua família, cortesia do sistema do governo espanhol. 


Pedro Gonzalez não está sozinho. Assim como ele existem milhares de cubanos presos em um limbo entre a sua família em Cuba que não quer ou não pode migrar e seus desejos de uma vida melhor. 

Nestas circunstâncias, há poucas opções para uma pessoa como ele. Uma delas é entregar-se às "missões internacionalistas", onde pode ganhar um pouco mais,conhecer -mesmo de forma restrita- um outro país e não perder a sua casa e os laços familiares em Cuba. É uma meia-migração, mas um paliativo a sua situação. 



Conheço Pedro há mais de dois anos. Foi na ilha do Caribe(Cuba), onde ele finalmente chegou de missão e quase sem me conhecer, me contou todas as humilhações que sofre a cada dia . 


Pedro sabe ou pensa que na sua posição de peão pouco pode fazer para mudar a sua sorte, mas decidiu falar comigo na esperança de que todos conheçam o que acontece com os cubanos que estão espalhados ao redor do mundo tentando sustentar sua família com o pescoço acima da água.



No que se segue, dou-lhe a palavra: 


"Eu me sinto vigiado,inseguro, preso mentalmente,controlado,obstinado, reprimido, negligenciado, entediado de mim mesmo,desconsolado, em muitas ocasiões escravizado física e mentalmente, de coração partido, atordoado e acima de tudo, muito decepcionado." 


"Eu tenho dois anos nesta missão e somos tratados como prostitutas ilegais  controladas por cafetões. Não digo no sentido figurado, quero dizer quase que literalmente. Como as prostitutas do tráfico de gangues de criminosos,levam o nosso passaporte imediatamente quando chegamos em Cuba de uma missão '. Nós não temos um contrato assinado com qualquer empresa ou governo. O empregador paga ao governo cubano e como bom cafetão, o Governo fica com mais de 50% do que é pago ". 


"Muitos de nós que estão na" missão "temos problemas por tentar protestar contra o constante assédio que sofremos por parte do governo cubano, que pretende continuar a ordenhar os outros 50% do dinheiro que sobra." 


"Algumas das justificativas usadas para roubar o pouco que nos resta são as cotizações do Partido da Juventude em dólares americanos, ou sempre que houver um furacão ou qualquer desastre em Cuba provocado pelo Governo , é obrigado fazer 'doações 'para aliviar os danos. Já expulsaram a uma colega que uma vez se recusou a' doar '". 


"Como realmente não temos qualquer contrato legal com o nosso empregador, o governo cubano faz o que quer para ter lucro, e ganhar com regras absolutas" do jogo que eles criam e desfazem e criam novas regras quando eles querem. "


"Alguns dos meus colegas tem vários anos de separação de suas famílias com a promessa de que no final seria doada a carta de autorização para comprar um carro modesto. Depois eles removeram a carta de autorização para comprar carros, e os cubanos nas" missões 'por todo o mundo receberam uma circular ', explicando que não se aplica mais, e assim o governo agradece pela compreensão. "


"Há uma lista enorme de humilhação e pisoteio dos nossos direitos fundamentais como trabalhadores, mas na minha opinião a mais parecida é com as prostitutas de tráfico ilegal." 


"Às vezes você conhece pessoas que não aguentam mais e decidem pedir o regresso a Cuba e o fim da 'missão'. Este ato tem sido visto como uma ofensa grave. Em todos os casos se faz uma reunião urgente e é feita uma censura pública e imediatamente são enviados para Cuba com uma nota : ' O companheiro não esta em conformidade com os princípios da solidariedade da Revolução Cubana e deve ser punido ao chegar em Cuba. "


"Eu não sei se eu mesmo aguento mais essa situação. No começo eu pensei que valia a pena comprar um carro para a família, mas o nível de perseguição, assédio e controle que tenho vivido nos últimos dois anos, não desejo a ninguém. "

"Aqui vou continuar informando para todos os cubanos livres do mundo que queiram ecoar esse abuso do governo cubano para com seus cidadãos, até explodir a minha panela de pressão e assim tenha que deixar a minha menina e meus velhos para trás, ou decida regressar para Cuba como um pária ". 


Por enquanto, Pedro ainda está lá, servindo o governo que o envia as missões, e pelo qual sente nojo.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar o Blog Alagoas Real e a fonte
Do artigo original 

Confesiones de un esclavo de la Revolución

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.