OMS vai publicar rota mundial do ebola

OMS vai publicar roteiro com o objetivo de eliminar o ebola dentro de seis a nove meses



A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera interromper a transmissão do vírus ebola em todo o mundo dentro de seis a nove meses. Para isso, o organismo vai publicar um roteiro mundial do vírus, visando dar resposta a nível internacional à doença que já matou mais de 1500 pessoas.

Em comunicado, a OMS informou que o itinerário "servirá como um quadro para a atualização dos planos operacionais detalhados" e a prioridade será dada às necessidades de tratamento e centros de gestão, bem como às ações de mobilização social e enterros seguros das vítimas mortais do surto epidemiológico. 

Segundo a OMS, o roteiro resulta de vários comentários recebidos por parte de alguns parceiros, incluindo autoridades de Saúde dos quatros países afetados – Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria -, a União Africana, bancos de desenvolvimento, outras agências da Organização das Nações Unidas, entre outros. 

O mapeamento permitirá a apresentação dos dados epidemiológicos das zonas afetadas, especialmente as que requerem uma coordenação internacional para o fornecimento de equipamento de proteção individual, desinfetantes e sacos para cadáveres. Depois de estancada a transmissão do ebola, a OMS pretende avaliar o impacto social e econômico da pandemia.

Comentários