Ministério da Saúde descarta presença do vírus Ebola


ebola sinais  e sintomas

O Ministério da Saúde informou que, na madrugada desta quinta-feira (2), um navio vindo de Cabo Verde, na África Ocidental, fez uma parada de emergência no porto de Vitória, Espírito Santo. A parada ocorreu porque um dos tripulantes a bordo estava passando mal. O homem de 47 anos, do Navio Peter Faber, de bandeira Francesa, apresentava quadro diarreico há cinco dias, sem relato de febre e com dores abdominais.

A tripulação foi orientada a desembarcar no porto de Vitória para que o paciente recebesse atendimento médico. O paciente desembarcou às 4h da madrugada e foi atendido pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lotada no porto de Vitória. De imediato, e com bases nos sintomas, foi descartada a possibilidade de contaminação pelo vírus Ebola. Ele foi encaminhado a uma unidade hospitalar, onde foram feitos todos os exames necessários, e encontra-se hidratado, medicado e fora da crise.

Toda a operação foi acompanhada pelo Ministério da Defesa e a situação do paciente, monitorada pela equipe de vigilância epidemiológica do estado. O Ministério da Saúde participou da ação por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde.

Vale ressaltar que Cabo Verde não apresenta casos registrados de Ebola. No Brasil, até o momento, não há caso suspeito ou confirmado de Ebola e o risco de transmissão para o país é considerado baixo. O Ministério recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública. 

Fonte:

Ministério da Saúde

Comentários