Smartmatic : A história de uma empresa ligada as eleições na América Latina

Em junho de 2003, o governo venezuelano comprou através de um intermediário, Omar Montilla Castillo, uma participação de 28% em uma empresa chamada Bizta R & D software CA por 300 milhões de bolívares [ link ]. Bizta era de propriedade de Antonio Mugica e do falecido Alfredo Anzola, e fazia parte de um consórcio de empresas (Smartmatic, Bizta, CANTV ou SBC) contratados pela Venezuela para automatizar as eleições.
Smartmatic : A história de uma empresa ligada ao processo eleitoral na América Latina

No primeiro trimestre de 2004, a SBC foi concedido um contrato de 121 milhões dólares americanos, dos quais 91 milhões dólares foi para a Smartmatic & Bizta, ambos de propriedade de Antonio Mugica e Alfredo Anzola. Este foi o primeiro contrato vencido pela Smartmatic na Venezuela. Uma vez que, a Smartmatic foi concedido, sem concorrência pública, contratos no valor de, pelo menos, 131.000 mil dólares pelo governo Chávez. 


A riqueza súbita permitiu a Mugica e Anzola perseguir planos de expansão internacional. Em 2005, a Smartmatic comprou a Sequoia Voting System (Sistemas de Votação), por US $ 16 milhões, a partir de De la Rue.


Em 2006, uma investigação sobre a compra, e as ligações entre Smartmatic e o regime de Chávez, foi iniciada pelo Committee on Foreign Investment in the United States(Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos) (CFIUS), devido a um fiasco eleitoral em Chicago, no qual tanto Smartmatic e Sequoia participaram. Em vez de submeter-se a análise do CFIUS ,a Smartmatic decidiu vender a Sequoia, bloqueando uma investigação mais aprofundada em sua estrutura. Através de subornos, imprecisões e práticas fraudulentas, a Smartmatic foi contratada nas Filipinas, Bolívia e México .


O que se segue é um relato e registros oficiais dos países onde Smartmatic foi registrada. * Alguns dos links não funcionam devido ao fato de que esta investigação começou em 2004 | O registo na Florida contém detalhes do conselho de administração da Smartmatic , que é formado por Antonio Mugica, Alfredo Anzola, Antonio Mugica Rivero, Roger Piñate, Antonio Mugica Sesma e Luis Feliu 

Editado e traduzido pelo Blog Alagoas Real.
Se copiar é obrigatório citar a fonte original,e o Blog Alagoas Real,com seus links anexos!
Continue lendo
Smartmatic


Comentários