Surto de doença de Chagas pelo consumo de açaí contaminado

Surto da doença em bairro de Belém é investigado. Transmissão da doença teria ocorrido pelo consumo de açaí contaminado.
O barbeiro é o inseto que transmite a doença de Chagas

Aumentou para 10 o número de casos de doença de Chagas aguda (DCA) diagnosticados em Belém, no bairro do Tenoné, segundo informação divulgada nesta segunda-feira,17 de novembro/2014 pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão de pesquisa vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os pacientes encontram-se sob tratamento e acompanhamento de profissionais do IEC. É possível que outros casos associados a este surto sejam detectados, tanto pelo Laboratório de Doença de Chagas (Lab-Chagas) quanto por outros laboratórios da rede de saúde pública.

As investigações deste surto estão sendo realizadas pelo IEC/Lab-Chagas, SESMA e SESPA. Até novembro deste ano (2014), o Lab-Chagas confirmou o diagnóstico de 64 casos de DCA distribuídos nos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Belém, Capanema, Curralinho, Limoeiro do Ajuru, Moju, Muaná, Ponta de Pedras, São Domingos do Capim, São Sebastião da Boa Vista e Tomé Açu.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/11/aumenta-para-10-o-numero-de-casos-de-doenca-de-chagas-no-tenone.html

Comentários