Cuidados de saúde primários : "Mar de Felicidade" em Cuba

Ditadores Raul e Maduro

As pessoas queixam-se por todo o país do sistema de saúde, que foi convertido em um verdadeiro desastre. Para muitos, é ultrajante ver na televisão as "conquistas" a este respeito em diferentes países onde se encontram os nossos médicos , assim como as doações de medicamentos e equipamentos para cuidar da vida dos nativos de diferentes lugares onde as brigadas cubanas estão inseridas.

Marta Beatriz

No entanto, a realidade na ilha é muito triste e é mais perceptível nos municípios do interior.
Esse é o caso de Manzanillo, Granma, que cito como exemplos de sofrimento de uma população que se encontra enferma pela falta de estrutura na saúde.


A Policlínica Comunitária # 3, René Vallejo Ortiz, localizada na Rodovia da Cidade de Pesquera, não pode oferecer o serviço de ultra-som, porque o equipamento está quebrado.


Da mesma forma, pacientes com Diabetes Mellitus que vão se submeter à cirurgia, não podem realizar exames indicados no pré-operatório , como sorologia para HIV, etc., já que o equipamento utilizado está quebrado e não existem peças para reposição nas lojas.


Também o tratamento fisioterápico está suspenso na clínica, porque não há nenhuma parafina .
Pessoas que sofrem de qualquer doença e necessitam destes meios para melhorar os seus sofrimentos são afetadas e não encontram nenhuma solução, porque ninguém sabe quando o serviço será restabelecido nesta área da saúde.




Manzanillo, 30 de novembro de 2014.


Editado e traduzido pelo Blog Alagoas Real.
Se copiar é obrigatório citar a fonte original,e o Blog Alagoas Real,com seus links anexos!

DESDE CUBA. "MAR DE FELICIDAD":
Informaciones enviadas desde Cuba a la redacción de esta web:
"Cuba Democracia y Vida.org"
Por Martha Beatriz Roque.

La atención primaria de la salud.
Por Xiomara Moncada Almaguer

Comentários