Os médicos cubanos estão em qualquer lugar,menos em Cuba.

Onde estão os médicos cubanos?

A resposta para a pergunta: "Onde estão os médicos cubanos", é simples e conhecida por todos: "Em qualquer lugar, menos em Cuba"


Na localidade de “La Cachimba”, no município de Artemisa de Guira de Melena, está o consultório do Médico da família marcado com o número 33, na Calle 5 # 34 na Rodovia de Cajío, que se encontra  fechado a maior parte do tempo.
Consultório # 33. La Cachimba. Guira de Melena.  Foto de Neris Morejón Capote
Consultório # 33. La Cachimba. Guira de Melena.  Foto de Neris Morejón Capote


A população que deve ser atendida por este posto de saúde é composta por mais de três mil pessoas,  entre as quais crianças doentes e  idosos, que têm contado por anos com este  necessário serviço e que agora não dispõem dele .

No serviço não existe a presença de um médico,e só às vezes, está presente uma enfermeira, que não tem nenhum equipamento para medir a pressão arterial (esfigmomanômetro e estetoscópio) . Ela é que está presente e tem que mostrar o rosto da ineficiência aos pacientes e receber todos os tipos de queixas devido a falência do sistema  de  saúde .

Todo esforço social que foi investido na criação desses consultórios, foi revertido - o que era  uma ajuda para as comunidades, agora tornou-se uma verdadeira tragédia.

Artemisa, 2 de janeiro de 2015.

Editado e traduzido pelo Blog Alagoas Real.
Se copiar é obrigatório citar a fonte original,e o Blog Alagoas Real,com seus links anexos!


Por: Neris Morejón Capote.* (mbrcnuevocorreo@gmail.com)

Los médicos cubanos están en cualquier lugar menos en Cuba.

*Membro da  Rede cubana de comunicadores comunitários. Informação enviada desde Cuba.

Comentários