O que é Chikungunya ? por Susan Chow

By Susan Chow, PhD, ELS


A Chikungunya é uma doença viral e pode ser transmitida ao ser humano por mosquitos causando sintomas significativos, tais como a artralgia e a febre. Foi descrita primeiramente em 1952 durante um surto na Tanzânia .

Transmissão

A Chikungunya é um alphavirus de RNA . da família Togaviridae. Foi identificado em mais de 60 países no mundo inteiro nos continentes da Asiático, Africano,Europa e América.

O vírus é transmitido através das picadas dos mosquitos fêmeas que estão contaminados. Os mosquitos podem picar a qualquer hora ,mas preferem o ar livre e são mais efetivos durante o amanhecer e o fim da tarde. O período de incubação pode variar entre 2 a 12 dias, mas os sintomas iniciais apresentam tipicamente entre 4 a 8 dias após a picada de mosquito contaminada.



Sintomas

Os sinais iniciais da chikungunya incluem uma febre e uma dor articular repentinas. Os Sintomas podem incluir:
Febre
Artralgia (dor articular)
Mialgia (dor no músculo)
Dor De Cabeça
Náusea
Fadiga
Prurido

Estes sintomas são geralmente breves e melhoram após alguns dias, mas podem ir durante algumas semanas ou por muito mais tempo. Por este motivo, que as manifestações do vírus podem ser referidas como aguda, sub-aguda ou crônica



Complicações

A Maioria dos indivíduos que sofrem do chikungunya fazem uma recuperação completa, mas alguns pacientes podem observar efeitos permanentes. A Dor articular, é relatada em particular por diversos meses ou anos após a infecção inicial.

Adicionalmente, as complicações envolvem os olhos, o coração e o sistema nervoso .. É raro que as complicações tenham um impacto sério na saúde total mas o vírus pode contribuir à causa da morte, geralmente nas pessoas adultas que têm defesas imunológicas mais fracas.

Diagnóstico

Para diagnosticar chikungunya teste sorológico pode ser necessário. 


Tratamento

Não há nenhuma droga antiviral atualmente disponível para tratar o chikungunya. O tratamento é conduzido primeiramente para combater os sintomas da doença. É importante manter a ingesta hídrica adequada e incentivar pacientes ao repouso enquanto o orgnismo luta contra a infecção viral.

Para muitos pacientes, a dor articular é o sintoma mais debilitante e precisa a atenção específica na gestão desta circunstância. Frequentemente, os medicamentos analgésicas podem oferecer melhora,igualmente as drogas anti-inflamatórias não esteróides como o ibuprofeno que oferece uma melhoria significativa na dor, embora outras medicações tais como o paracetamol( febre e dor) sejam igualmente eficazes.


Prevenção

O principal fator para o risco de tornar-se contaminado com vírus do chikungunya é a proximidade aos locais de criação do vetor(mosquito)..

Por este motivo, a prevenção da infecção viral envolve acabar com os criadouros perto das áreas residenciais que são ideais para a proliferação dos mosquitos. Adicionalmente, os insecticidas podem ser usados para eliminar mosquitos contaminados durante uma manifestação.

Recomenda-se que os indivíduos usem roupa completa para minimizar a exposição da pele durante o dia em que os mosquitos podem morder. Os repelentes de insetos podem igualmente oferecer alguma proteção, embora a cobertura física tal como uma rede de mosquito quando dormir é preferível.

Não há nenhuma vacina disponível , por esse motivo a prevenção é a melhor escolha para evitar a doença.


Fonte:

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL


Este artigo foi publicado

By Susan Chow, PhD, ELS

Comentários