Doenças Virais Transmitidas por Mosquitos - o grande desafio do Brasil


Timeline da introdução ZIKV na América do Sul.



Os Arbovírus representam uma séria ameaça para a saúde pública em todo o mundo, sobrecarregando o sistema de saúde e causando perdas econômicas. Estes vírus formam um grupo muito diversificado, e no Brasil, os arbovírus pertencentes às famílias Flaviviridae e Togaviridae são predominantes. Infelizmente, o número de arbovírus aumentam em proporção com fatores como desmatamento, falta de saneamento, as mudanças climáticas, e introdução de novos vírus, como o vírus Chikungunya e o vírus Zika.


No Brasil, o dengue é endêmica, juntamente com a presença de outros arbovírus. A situação é complicada pela escassez de infra-estruturas de diagnóstico e a ausência de vacinas. O controle dessas doenças, se baseia exclusivamente em controle de vetores e conhecimento clínico. Portanto, aumentar e melhorar a consciência geral sobre estes arbovírus são indispensáveis ​​para resolver a insuficiências de diagnóstico.


Introdução

Arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) representam uma séria ameaça para a saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropicais e subtropicais, sobrecarregando o sistema de saúde pública e causando perdas econômicas. Apesar destes riscos enormes, o número de casos tende a aumentar devido a diversos fatores concomitantes. O desmatamento, migração, ocupação desordenada de áreas urbanas, e falta de saneamento, bem como as mudanças climáticas em curso, o que ajuda ainda mais os vetores dessas doenças para colonizar novas áreas, com isso vai aumentar significativamente a população em risco.

Estes arbovírus formam um grupo muito diversificado. No Brasil, a principal arbovirose causando epidemias pertence às famílias Flaviviridae e Togaviridae . Além dos arbovírus endêmicos tais como o vírus do dengue (DENV), outros arbovírus negligenciados também causam epidemias, tais como o vírus Mayaro (MAYV). Esta situação, juntamente com a introdução do vírus Chikungunya (CHIKV), seguido pelo vírus Zika (ZIKV), no território brasileiro destaca a importância da pesquisa sobre estes vírus. Melhorar a consciência sobre estes vírus entre médicos, profissionais de saúde e autoridades , bem como o público em geral nas áreas afetadas é indispensável para o controle da doença. Esta avaliação incidirá sobre o DENV endêmico, o MAYV negligenciado, e o CHIKV e ZIKV. recém-chegados .


Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog
 ALAGOAS REAL


Download

Comentários