Botulismo do tipo E associado ao consumo de produtos de peixe na Alemanha e Espanha

ECDC

Quatro casos de botulismo E foram confirmados na Alemanha e dois casos prováveis na Espanha até à data de hoje. O agrupamento no tempo e a ligação . indicam que é muito provável que o consumo de salgados comercialmente disponíveis e a um preço barato ( Rutilus rutilus ) que este produto a base de peixe pode ser uma fonte comum para os casos .
Rutilus rutilus


 O produto de pesca implicado foi distribuído a vários Estados-Membros da UE e foram iniciadas medidas de recolha intensivas nos países . A neurotoxina tipo E não é uma contaminação rara em produtos de peixe, que foram mal eviscerados e / ou salgados em casa.


A Contaminação em produtos de peixe comercial também tem sido relatada. Para este surto, as populações de maior risco são as que tradicionalmente consomem ele salgado e seco. O risco para outros grupos da população é muito baixo na UE . Tendo em conta o rápido início das medidas adotadas e as advertências públicas, o risco de que novos casos relacionados com o surto apareçam na UE / EEE é considerado muito baixo. O principal risco residual potencial de exposição refere-se aos consumidores que ainda mantêm o produto em casa e que não tenham sido informados das advertências públicas ou das lojas que não tenham recebido a notificação do recall e continuem a vender o produto de peixe implicado nos casos de botulismo. Finalmente, não há risco de transmissão de pessoa para pessoa.
Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL

Fonte:
ECDC

Comentários