Reino Unido: surto de gripe aviária H5N8 foi confirmado em Lincolnshire

Autoridades disseram que não haveria nenhum impacto no fornecimento peru de Natal. Fotografia: Nurlan Kalchinov / Alamy

Um surto de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda especializada na criação de perus.A fazenda  em Lincolnshire tem mais de 5.000 aves.

O Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) disse na sexta-feira  que a estirpe H5N8 tinha sido encontrada na fazenda perto de Louth. O vírus tem circulado na Europa continental. 

Todos os animais sobreviventes vão ser abatidos e uma zona de proteção foi colocada em volta da instalação. Autoridades disseram que havia um risco baixo para o público e insistiu que não haveria impacto sobre o abastecimento de peru no Natal.

A maioria das aves nas instalações já morreram, disseram as autoridades, acrescentando que a 3 km (1,9 milhas) corresponde a uma zona de proteção e uma de 10Km a uma zona de vigilância . Essas medidas já foram postas em prática ao redor da fazenda para ajudar a parar a propagação. As aves devem ser mantidas alojadas nas zonas .

Uma atualização no site do Defra disse: "Estamos tomando medidas imediatas e e uma profunda investigação está em curso para entender a origem da doença e confirmar que não há mais casos." 
A Saúde Pública da Inglaterra disse que o risco para a saúde pública do vírus era muito baixo e a Food Standards Agency disse que a gripe aviária não representa um risco de segurança alimentar.Bem cozida as aves e produtos avícolas, incluindo ovos, são seguros para comer, disseram as autoridades. 

O veterinário, Nigel Gibbens, disse: "A gripe aviária foi confirmada em uma fazenda de perus em Lincolnshire. Esta é a mesma cepa que tem afetado as aves na Europa. Foram tomadas medidas imediatas para limitar o risco de propagação da doença e todas as aves restantes na fazenda serão abatidas. 

"Os proprietários devem permanecer alerta para quaisquer sinais de doença,e relatar suspeita de doença imediatamente e garantir que estão mantendo uma boa biossegurança nas suas instalações. Estamos urgentemente à procura de qualquer evidência de propagação da doença associada a esta fazenda para controlar e eliminá-la. "

Um porta-voz disse: "A gripe aviária (muitas vezes chamada de gripe das aves) é principalmente uma doença das aves. Nunca houve quaisquer casos registrados de H5N8 em seres humanos e os riscos para a saúde pública é considerado muito baixo. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com o Defra ao longo desta investigação. Apesar do risco de ser muito baixo, vamos oferecer conselhos de saúde para aquelas pessoas que podem ter sido expostas na fazenda como medida de precaução ". 

O Defra disse que uma investigação detalhada estava em andamento para determinar a fonte mais provável do surto, que é o primeiro no Reino Unido desde janeiro.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
https://www.theguardian.com/world/2016/dec/16/bird-flu-louth-turkey-farm-lincolnshire-h5n8

Comentários