Teoria da Relatividade 'Resolve' Mistérios do Papai Noel


Papai Noel 

O mistério de como o Pai do Natal (Papai Noel) pode entregar presentes a 700 milhões de crianças em uma noite, se encaixar na chaminé e chegar sem ser visto ou ouvido foi "resolvido" por um físico da Universidade de Exeter.


A teoria da relatividade explica como o Papai Noel pode caber na chaminé. À velocidade que ele precisa para viajar para entregar os presentes para cada criança, ele precisa portanto encolher - ou ficar mais fino - na direção que ele está viajando. 

Dra. Sheen disse às crianças no Science of Christmas Festival da Universidade de Exeter em 14 de dezembro que a relatividade também explica por que o Papai Noel parece não envelhecer ao longo dos tempos, porque a relatividade pode retardar os relógios.

Quando o Dra. Sheen tinha sete anos de idade, ela escreveu uma carta ao Papai Noel perguntando por que ele nunca ficou mais velho (carta anexada). Ela recebeu uma resposta em manuscrito dizendo-lhe que era "toda mágica". Mas o físico em ascensão não estava convencido e queria uma explicação racional - que, 26 anos depois, encontrou.

Como evidência de como a ronda de entrega do Natal do Papai Noel tem mantido os anos longe dele, ela vai apresentar uma foto de Papai Noel de 1901 e uma foto deste ano para as crianças em sua conversa.

O físico calculou que o Papai Noel e sua rena teriam que viajar a cerca de 10 milhões de quilômetros por hora para entregar presentes a todas as crianças que se espera que comemorem o Natal em 31 horas (levando em conta os fusos horários do mundo).


Se milhões de crianças foram boas, e merecem maiores meias com presentes, ele pode precisar viajar ainda mais rápido. Tal velocidade o faria mudar de vermelho para verde e, a velocidades maiores, ele desapareceria! 

Viajando mais de 200 mil vezes mais rápido do que Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, as leis da física explicam por que o Papai Noel raramente é visto pelas crianças enquanto entrega presentes.

O efeito Doppler faria Papai Noel mudar de cor porque as ondas de luz que ele liberta ficariam esmagadas a uma velocidade tão alta.

O efeito Doppler também explica por que as crianças não conseguem ouvir o Papai Noel chegar. À medida que Papai Noel e seu trenó se aproximavam, o som dos sinos e seus profundos "ho, ho, ho" ficavam cada vez mais altos (como quando uma sirene de ambulância zunia) e depois ficavam completamente em silêncio, porque ele iria além da faixa auditiva humana. 

Se as crianças ouvirem um estrondo na noite de Natal, pode não ser o som de Papai Noel deixando cair seus presentes, pousando em seu teto em seu trenó, ou deslizando para baixo da chaminé . A rena de Papai Noel poderia ter quebrado a velocidade do som, resultando em um "boom sônico".

A Dra. Sheen, uma física que trabalha no departamento de Geografia da Universidade de Exeter, não está planejando apresentar sua pesquisa a uma revista revisada por pares. Essa teoria foi (preparada com o espírito festivo em mente) e mais ainda, ela fez os cálculos em seu próprio tempo para despertar o interesse das crianças Em ciência e física.


Sheen vai demonstrar o impacto do efeito Doppler - que faria Papai Noel ser capaz de entregar seus presentes sem detecção - deixando as crianças ouvirem o som de uma ambulância de alta velocidade, embora seja muito mais lento do que o Pai Natal e seu trenó.

O efeito Doppler é responsável por fazer uma sirene, como em uma ambulância ou um carro da polícia, aumentar quando vem em sua direção e diminuir quando se afasta. Isto é porque o comprimento de onda muda quando se move para longe de você.

Dra Sheen calculou quão rápido o Papai Noel teria que viajar conforme o número de casas que podem celebrar o Natal em todo o mundo, juntamente com o número de crianças que possam estar nelas. Ela espera que sua explicação para o sistema de entrega secreta de Papai Noel - e, portanto, sua própria existência - inspire as crianças a ter um maior interesse pela física, e colocar um kit de ciência na lista de presentes em suas meias.

"Visitar cerca de 700 milhões de crianças em 31 horas significaria que ele teria que viajar a 10 milhões de quilômetros por hora se ele for entregar presentes a todas as crianças", disse Sheen. "Como Papai Noel consegue chegar a essas velocidades fenomenais? Bem, isso é mágico! No entanto, ele certamente precisaria de um monte de combustível - por isso não se esqueça de abastecer o seu copo com uma torta de carne picada e algumas cenouras para a rena!

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
Universidade de Exeter
http://www.exeter.ac.uk/

Comentários