Zika pode causar glaucoma em crianças que foram expostas ao vírus durante a gestação.

Vírus Zika pode causar glaucoma   


Uma equipe de pesquisadores Brasileiros e da Escola de Saúde Pública de Yale publicaram o primeiro relatório que demonstra que o vírus da Zika pode causar glaucoma nas crianças que foram expostas ao vírus durante a gestação.


A Exposição ao vírus da Zika durante a gravidez causa defeitos congênitos no sistema nervoso central, incluindo a microcefalia. Os pesquisadores de Saúde Pública tinham relatado que durante a epidemia o vírus além de microcefalia, igualmente também causava lesões severas na retina.. Contudo, até aqui, não havia nenhuma evidência que Zika pudesse causar glaucoma, uma patologia que pode conduzir a dano permanente no nervo ótico e à cegueira.



"Nós identificamos o primeiro caso em que o vírus Zika parece ter afetado o desenvolvimento da câmara anterior ou porção frontal do olho durante a gestação e glaucoma causado após o nascimento", disse o Dr. Albert Icksang Ko, professor na Escola Yale de Saúde Pública e co-autor do estudo publicado na revista Ophthalmology


Ko tem colaborações de pesquisa de longa data no Brasil e trabalhou com cientistas locais desde quando a Zika apareceu pela primeira vez nas Américas para entender melhor os defeitos de nascimento que são causados ​​pelo vírus e os fatores de risco para a síndrome congênita da Zika. 


Durante a realização de suas investigações sobre a epidemia de microcefalia em Salvador no Nordeste do Brasil, os pesquisadores identificaram um menino de três meses de idade, que foi exposto ao vírus Zika durante a gestação.


Embora esta seja a primeira incidência conhecida de glaucoma em uma criança com o vírus Zika, os médicos que tratam pacientes com Zika devem estar ciente de que o glaucoma é outro sintoma grave da doença que deve ser monitorado, disseram os investigadores. São necessárias pesquisas adicionais para determinar se o glaucoma em crianças com Zika é causado pela exposição direta ou indireta ao vírus, seja durante a gestação ou após o parto.



Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL


Comentários