Doença de Bornholm é uma causa incomum de dor no peito causada pelo Coxsackie B ou outros vírus

Doença de Bornholm ou pleurodinia epidêmica ou mialgia epidêmica, também conhecida como o aperto do Diabo, ou do fantasma  é uma causa incomum de dor no peito( torácica,intercostal) causada pelo vírus Coxsackie B ou outros vírus.  Foram chamados Coxsackie em homenagem à cidade do estado de Nova York

O principal sintoma da doença de Bornholm é dor aguda no peito 

Em 1872, Daae-Finsen relatou uma epidemia de "reumatismo muscular agudo" que ocorreu em uma comunidade chamada Bamble, dando origem ao nome "doença de Bamble" na Noruega. Os relatórios subsequentes publicados apenas em norueguês, se referiam à doença por esse nome. Em 1933, Ejnar Sylvest publicou uma tese de doutorado, descrevendo um surto dinamarquês da doença na Ilha de Bornholm intitulado "Bornholm disease-myalgia epidemica" (Mialgia epidêmica da doença de Bornholm, em tradução livre) e este nome tem persistido
Propriedades dos Enterovírus Coxsackie : 6 tipos   (B1-6)
Principais doenças associadas :Meningite asséptica, doenca severa neonatal, miopericardite, Bornholm disease, encefalite, doença febril


Introdução 

A doença de Bornholm é uma infecção viral rara dos músculos intercostais. O revestimento dos pulmões também é afetado às vezes.

A condição é por vezes conhecida como pleurodynia, ou pleurodynia epidêmica.

Sintomas


O principal sintoma da doença de Bornholm é a grave dor aguda no peito , que  piora pela respiração profunda, tosse ou movimentos bruscos. A dor tende a ir e vir, com episódios de 15 a 30 minutos.
A Doença de Bornholm por vezes, também causa dor abdominal, febre, dor de cabeça , dor de garganta e dores musculares.
Estes sintomas geralmente começam de repente e persistem por vários dias antes de ir embora sem a necessidade de tratamento. Eles podem retornar, no entanto.


Como a infecção é disseminada

A doença de Bornholm é causada por um grupo de vírus chamados enterovírus, principalmente o vírus Coxsackie B.

Ele se espalha pela via fecal-oral, onde vestígios de fezes contaminadas atingem a boca. Menos comumente, pode ser transmitida através de gotículas respiratórias em muito da mesma maneira como o resfriado comum .

Os vírus são encontrados nas fezes e nas gotículas minúsculas que saem do nariz e da boca quando alguém tosse ou espirra.

As mãos, a água ou os alimentos podem ficar contaminados pelo vírus. As gotas respiratórias também podem ficar suspensas no ar antes de cair para contaminar as superfícies. Qualquer pessoa que toque nessas superfícies pode espalhar o vírus tocando em outra coisa.

Uma pessoa geralmente fica infectada por pegar o vírus em suas mãos de objetos contaminados, como uma fralda ou quando vai ao banheiro, e, em seguida, coloca as mãos na boca.

Outras formas de propagação do vírus incluem beber água contaminada e respirar gotículas contaminadas do ar.

É por isso que é muito importante lavar as mãos adequadamente e evitar a partilha de utensílios se tiver sido infectado com o vírus ou se alguém perto de você tem a doença de Bornholm.

Recém-nascidos

É possível que uma mãe infectada transmita o vírus para seu bebê recém-nascido. A infecção em recém-nascidos varia em gravidade. Alguns bebês não terão quaisquer sintomas, enquanto outros terão uma doença grave ou mesmo fatal.

Bebês com doença grave podem se beneficiar do tratamento com imunoglobulina. Aconselhamento deve ser procurado a partir de médicos virologistas (especialistas no tratamento de vírus)ou médicos Infectologistas, ou com departamento de Saúde da sua Região .



Tratamento da doença de Bornholm

Não existe tratamento específico para a doença de Bornholm. A infecção geralmente desaparece por si só após cerca de uma semana.

À medida que a condição é causada por uma infecção viral, não pode ser tratada com antibióticos .

Analgésicos como a aspirina não deve ser administrado 



A doença de Bornholm afeta principalmente crianças e adultos jovens com idade inferior a 30 anos.

Geralmente ocorre em epidemias em ambientes como escolas ou creches, e mais frequentemente durante o verão e o outono.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2068992/pdf/brmedj03547-0031.pdf
http://www.nhs.uk/
http://www.sciencedirect.com/



Doença de Bornholm é uma causa incomum de dor no peito causada pelo Coxsackie B ou outros vírus

Rating: 5
out of 5

based on 75 reviews.

Comentários