Etimologia do Alfavírus O'nyong-nyong, vetores e quadro clínico

O'nyong-nyong significa "dor articular grave" na língua do povo Acholi da África Oriental.

Anopheles funestus

O vírus O'nyong-nyong foi isolado pela primeira vez em Uganda em 1959, no início de um surto que se espalhou para o Quênia, Tanzânia, Zaire, Malawi e Moçambique. Uma das maiores epidemias de arbovírus já registradas, o surto durou até 1962 e afetou mais de 2 milhões de pessoas. A espécie do gênero Alfavírus é estreitamente relacionado com o vírus chikungunya, O vírus O'nyong-nyong é transmitido pela picada de mosquitos anofelinos sendo uma doença aguda, auto-limitada febril caracterizada por linfadenite e dor nas articulações.


O ONNV (vírus O'nyong-nyong ) é o único vírus cujos vetores primários são mosquitos anofelinos ( Anopheles funestus e Anopheles gambiae ).



O vírus o'nyong nyong (ONNV) e Chikungunya (CHIKV) são Alfavírus endêmicos transmitidos por mosquitos que causam doenças febris agudas e artrite


As características clínicas das infecções por ONNV incluem uma febre baixa, poliartralgia simétrica, linfadenopatia, pápulas generalizadas ou exantema maculopapular, e dor nas articulações. A Febre pelo ONNV pode diminuir e recrudesce depois de alguns dias,
Outros sintomas incluem dor nos olhos, dor no peito, linfadenite e letargia. A doença é auto-limitada . Não há relatos conhecidos de mortes devido à infecção.


Clinicamente, os sintomas são difíceis de distinguir de outras patologias porque malária, dengue, CHIKV ,e ONNV co-circulam em muitas regiões.( As Infecções por CHIKV são caracterizados principalmente por febre e poliartralgia, que acomete as pequenas articulações e locais de lesões anteriores, mas também pode ser associada com a dor de cabeça, náuseas, vômitos, mialgia, linfadenopatia e erupção cutânea .)


Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL


https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/12/8/ET-1208_article
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4319898/





Comentários