Nas cidades o transmissor da Febre Amarela é o Aedes aegypti

Eliminar Criadouros do Mosquito Aedes, como prevenção da Febre Amarela Urbana



Mas afinal, o que difere a febre amarela silvestre da febre amarela urbana? 


Nas cidades, o transmissor da doença é o Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue,zika e chikungunya. Já nas matas, os transmissores da febre amarela são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. 



Outra diferença é que na febre amarela urbana o homem é o único hospedeiro vertebrado com importância epidemiológica, enquanto que na febre amarela silvestre os macacos são os principais hospedeiros vertebrados do vírus amarílico. Neste caso, o homem é apenas um hospedeiro acidental. Em ambas as situações, os reservatórios do vírus são os mosquitos.



A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de dez a 12 dias, se não for diagnosticada rapidamente. A doença é transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e nas vegetações à beira dos rios onde há presença natural do vírus amarílico, ou pelo Aedes nas cidades. A única forma de evitar a febre amarela é através da vacina, que é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Essa vacina deve ser aplicada dez dias antes de uma viagem para qualquer área de risco de transmissão da doença




Editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL


Fontes:
MS-Brasil
Blog Alagoas Real

Comentários