Pandemia é uma epidemia (surto de uma doença infecciosa) que se espalha em todo o mundo, ou pelo menos em uma grande região

Alerta - Pandemias


Houve uma série de pandemias significativas na história humana, geralmente zoonoses que surgiram com a  domesticação de animais - como gripe e tuberculose.

A febre de Lassa, a febre do Vale do Rift, o vírus Marburg, o vírus Ebola e a febre hemorrágica boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com potencial teórico para se tornarem pandemias.


A sua capacidade de se espalhar com eficiência suficiente para causar uma pandemia é limitada, uma vez que a transmissão destes vírus requer um contato próximo com o vetor infectado.

Podem ocorrer mutações genéticas que possam elevar o seu potencial de causar danos generalizados, pelo que se justifica a observação cuidadosa por especialistas em doenças contagiosas.

Em fevereiro de 2004, o vírus da gripe aviária foi detectado em aves no Vietnã, aumentando os receios de surgimento de novas cepas variantes.


Teme-se que se o vírus da gripe aviária possa se combinar com um vírus da gripe humana (em um pássaro ou em um ser humano),e o novo subtipo criado poderia ser altamente contagioso e altamente letal em seres humanos.

Tal subtipo poderia causar uma pandemia de gripe global, semelhante à gripe espanhola, ou as pandemias de mortalidade mais baixas, como a gripe asiática e a gripe de Hong Kong.




Entenda a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia



Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. 

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. 

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL


Fontes consultadas:
https://www.sciencedaily.com/terms/pandemic.htm
http://www.saude.sp.gov.br/
http://www.blog.saude.gov.br/



Uma pandemia é uma epidemia (um surto de uma doença infecciosa) que se espalha em todo o mundo, ou pelo menos em uma grande região
Reviewed by Mário Augusto



Rating:5

Comentários