Piauí registra caso suspeito de febre amarela

                     Piauí registra primeiro caso suspeito de febre amarela em criança de 9 anos


Piauí




A Secretaria de Estado da Saúde informa o registrado do primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí, no município de Parnaíba, em uma criança de 9 anos que veio da cidade de Munhuaçu, em Minas Gerais e encontra-se internada em hospital de Teresina. 


Os exames na criança foram todos solicitados e encaminhados para os laboratórios de referencia que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial para que possamos ter a confirmação, ou não, desse caso.


Informa, ainda, que já tomou todas as medidas preventivas acerca desse caso, com o objetivo de evitar a transmissão da febre amarela em meio urbano. Além disso, a Secretaria já autorizou a borrifarão nas regiões onde a paciente andou, no caso Parnaíba e Luis correia. Também, foi deslocada uma equipe de Vigilância Entomológica para ajudar nessa borrifarão.

Tendo-se a confirmação desse caso, a Secretaria está pronta para prosseguir com a captura e análise laboratorial do vetor para detectar se há a infecção desse vetor pela febre amarela. 

Outra ação da Secretaria é a realização, no dia 3 de fevereiro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, de uma oficina de orientação sobre febre amarela para os 58 municípios que estão na área de risco de transmissão. 

Com relação a vacinação, a Secretaria encaminhou, além das de rotina, um estoque a mais de 5 mil doses de vacina contra febre amarela para a Regional de Saúde de Parnaíba, afim de distribuição aos municípios da região.


Todas essas medidas tomadas objetiva evitar a transmissão da doença para que possamos permanecer com nossos dados epidemiológicos zerados, acerca desse agravo.

Comentários