Todos os mosquitos transmitem a malária ?


WHO - Malária

Será que todos os mosquitos transmitem a malária?

Apenas algumas espécies de mosquitos do gênero Anopheles e somente as fêmeas dessas espécies-podem transmitir a malária.


A malária é causada por um parasita unicelular chamado de Plasmodium . Fêmeas de mosquitos Anopheles adquirem o parasita de pessoas infectadas quando eles picam para obter sangue necessário para alimentar seus ovos. Dentro do mosquito os parasitas se reproduzem e se desenvolvem. Quando o mosquito pica de novo, os parasitas contidos na glândula salivar são injetados e passam para o sangue da pessoa que foi picada.

Os parasitas da malária multiplicam-se rapidamente no fígado e depois nos glóbulos vermelhos da pessoa infectada. Uma a duas semanas depois que uma pessoa está infectada os primeiros sintomas da malária aparecem: geralmente febre, dor de cabeça, calafrios e vômitos. Se não for tratada prontamente com medicamentos eficazes, a malária pode matar infectando e destruindo glóbulos vermelhos e entupindo os capilares que levam sangue ao cérebro ou outros órgãos vitais.


Existem quatro tipos de malária humana: Plasmodium vivax, P. malariae, P. ovale e P. falciparum. 


O P. vivax e P. falciparum são as formas mais comuns. O Falciparum - o tipo mais mortal - é mais comum na África subsaariana, onde provoca mais de 400 000 mortes por ano.

Nos últimos anos, alguns casos humanos de malária também ocorreram com Plasmodium knowlesi - uma espécie que causa a malária entre os macacos e ocorre em certas áreas florestais do sudeste da Ásia.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
http://www.who.int/features/qa/10/en/




Todos os mosquitos transmitem a malária ?

Rating: 5
out of 5

based on 1 reviews

Comentários