Confirmado o primeiro caso de febre amarela na Bolívia em 10 anos

As autoridades sanitárias da Bolívia confirmaram em 10 de fevereiro  o contágio de uma turista  de 27 anos com febre amarela. O primeiro caso da Doença que se registra no país  em dez anos. 
Febre Amarela - Bolívia


Se trata de uma jovem da Dinamarca que se encontrava na Bolívia de turismo e que entrou na selva amazônica e foi infectadoa por um mosquito, conforme explicou o diretor Nacional de Saúde, Rodolfo Rocabado. 


A jovem foi a uma clínica do município de Caranavi, situado no norte de La Paz, apresentando "sintomas compatíveis com a doença", disse Rocabado. 

Foi enviada a um hospital da cidade de La Paz onde o diagnóstico foi feito de Febre  Amarela e depois trasladada para o Chile para realizar seu tratamento. 

Atualmente, disse  Rocabado, "ela se encontra em bom estado de saúde". 

A febre amarela é uma doença víiral aguda, hemorrágica, transmitida por mosquitos infectados, que produz um quadro de febre, cefaleias, icterícia, dores musculares, náuseas, vômitos e astenia conforme dados da Organização Mundial de Saúde. 

Se pode prevenir com uma vacina que é efetiva em 99% dos casos e que é obrigatória para os países com zonas tropicais, como é o caso da Bolívia. 

Rocabado assegurou que "a população (boliviana) está coberta" porque é produzido no país várias campanhas de vacinação de cobertura ampla e a vacina é obrigatória dentro do calendário de vacinação infantil. 

Desde 2007, que não tinha  nenhum caso de doença na Bolívia.

Fonte:Gov. Bolívia
Traduzido e editado 
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog
Confirmado o primeiro caso de febre amarela na Bolívia em 10 anos

Rating: 5
out of 5

based on 15 reviews.

Comentários